Rádios On-line

Presidente da Fibria é homenageado pela FIEMS

O presidente do Conselho de Administração da Fibria, José Luciano Penido, foi homenageado com a entrega do Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial de Mato Grosso do Sul

24 MAI 2013 - 10h:17Por Redação

Durante as comemorações da Semana da Indústria, realizada em Campo Grande, o presidente do Conselho de Administração da Fibria, José Luciano Penido, foi homenageado com a entrega do Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial de Mato Grosso do Sul.

A honraria, criada na década de 50 pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), passou a ser entregue pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS) em 2010 e é concedida anualmente a uma personalidade que possui atuação de destaque junto à indústria.

Segundo o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, a homenagem é merecida, pois Penido, como então presidente da Votorantim Celulose e Papel (VCP), foi um dos responsáveis por concretizar a vinda da primeira indústria de celulose para o Estado. “O Penido trouxe para Mato Grosso do Sul uma nova atividade: a produção de celulose. Ele é a pessoa que iniciou esse segmento, transformando-o em uma das principais atividades industriais do Estado”.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que também foi homenageado, reconheceu a importância da iniciativa de Penido para o setor industrial e destacou o empenho e a dedicação do presidente do Conselho de Administração da Fibria. “Penido desenvolveu um trabalho voltado às comunidades e à sustentabilidade”.
 
Em seu discurso, Penido agradeceu a homenagem e relembrou quando confiou ao então senador Ramez Tebet a decisão de iniciar a atividade em Três Lagoas. “Quando informamos a decisão da VCP, em investir no Estado, vimos no rosto do Ramez a materialização de um sonho, pois há muito tempo ele sonhava com o início desta atividade em Mato Grosso do Sul”. Penido também destacou a parceria do Sistema S e do Senai no processo de qualificação de mão de obra, que foi primordial para a operação da atividade.
 
PERFIL
José Luciano Penido é Presidente do Conselho de Administração da Fibria Celulose desde Novembro de 2009, bem como membro independente dos Conselhos de Administração da Orteng Equipamentos e Sistemas, da COPERSUCAR, e da Química Amparo YPE.   É também membro do Conselho Consultivo da Masisa do Brasil e membro do Comitê de Governança Corporativa, Ética e Sustentabilidade do Banco Santander Brasil.
 
Penido é o Presidente do Conselho Deliberativo da Bracelpa, Co-chairman do WBCSD’s - World Business Council for Sustainable Development – Forest Solutions Group, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e ainda membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia.
Anteriormente, por aproximadamente 6 anos, foi presidente da VCP - Votorantim Celulose e Papel.  É Engenheiro de Minas, possuindo extensa carreira em grandes projetos de mineração. Por 12 anos, foi Presidente da Samarco Mineração. Penido sempre exerceu suas atividades focado em pessoas e em sustentabilidade como um sólido suporte para obtenção de resultados extraordinários e por longo prazo.
 
Entre suas iniciativas de caráter socioambiental, estão sua participação como Conselheiro do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Presidente do Conselho da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13