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Procon orienta aos consumidores a ter cuidado nas compras pela internet

O ideal é fazer os pedidos com alguma antecedência, para que os presentes cheguem a tempo das festas

13 DEZ 2012 - 19h:00Por Redação

Com a aproximação das comemorações de fim de ano, aumentam em muito as compras realizadas pela internet. Em busca de conforto e comodidade é cada vez maior o número de consumidores que optam pelo comércio eletrônico. No entanto, o consumidor deve tomar algumas precauções para ter certeza de que não vai ficar na mão na hora de presentear os amigos e familiares. O ideal é fazer os pedidos com alguma antecedência, para que os presentes cheguem a tempo das festas.

 
Devido a esta tendência, o Procon de Mato Grosso do Sul da algumas dicas aos consumidores para não se prejudicarem. O superintendente do órgão, Alexandre Rezende, orienta o internauta a tomar alguns cuidados com o site escolhido para realizar as compras, para que futuramente não tenha surpresas desagradáveis. "O consumidor antes de realizar suas compras precisa pesquisar informações sobre a credibilidade do site escolhido e verificar se não há reclamações da empresa - para isso o consumidor pode acessar o ranking dos sites com maior numero de reclamações no site do Procon”, ressalta Alexandre.
 
Ele ressalta ainda a importância de observar no site se constam todos os dados do fornecedor. “Outra dica é que o internauta fique atento em relação aos dados da empresa, se o site não tiver todas as informações disponíveis é mais um motivo para desconfiar, já que para a abertura da empresa é necessário o endereço fixo da empresa”, informa o superintendente.
 
O consumidor deve ficar atento ao prazo de entrega, para que o presente não chegue depois das festividades. A informação do prazo de entrega deve constar no momento da compra para que o consumidor possa fazer seu planejamento. Outro fator importante a ser observado refere-se a despesas adicionais que podem ocorrer com fretes ou taxas.
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não especifica prazos exatos para entrega de mercadorias, mas nos casos em que o fornecedor estipula um prazo de entrega e falha, a situação é caracterizada como descumprimento da oferta. Por isso é importante que o consumidor registre o prazo prometido pelo site para provar o que foi prometido pela empresa.

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