RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 18 de abril

Proposta torna obrigatório exame anual de saúde para caminhoneiros

Autor da proposta argumenta que os caminhoneiros autônomos ficam completamente desassistidos

Por Redação
08/03/2013 • 18h00
Compartilhar

Os caminhoneiros profissionais poderão ser obrigados a realizar uma avaliação de saúde anual para continuar exercendo sua atividade. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 407/2012, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE). A proposta deve ser apreciada na reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) desta quarta-feira (13), às 8h30

Na justificação do projeto, o autor argumenta que os caminhoneiros autônomos ficam completamente desassistidos, pois não possuem vínculo empregatício e não conseguem obter do estado o atendimento médico direcionado às questões de saúde ocupacional. Amorim afirma que esses trabalhadores submetem-se a condições de trabalho muitas vezes desumanas, “dirigindo ininterruptamente por horas a fio, sem o devido repouso inter ou intrajornada”.

Para Eduardo Amorim, a obrigatoriedade da avaliação médica periódica dos caminhoneiros autônomos, por meio de programa de saúde conduzido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pode amenizar os problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida desses profissionais. Indiretamente, diz o senador, toda a sociedade brasileira será beneficiada pela medida, pois “trará mais segurança às rodovias e melhorará a qualidade do transporte de cargas no país”.

Depois de passar pela CI, onde está sob a relatoria do senador Gim Argello (PTB-DF) – que já se manifestou favorável à proposta –  o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde tramitará em caráter terminativo.

Indústria petrolífera
Os senadores integrantes da CI também devem votar, em turno suplementar, o substitutivo ao projeto de lei (PLS 68/2011) que inclui os municípios localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) entre os beneficiários do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura da Indústria Petrolífera (Repenec).

O Repenec (Lei 12.249/2010) concede benefícios relativos ao PIS/Pasep, Cofins e IPI, já resultando em incentivos a projetos de infraestrutura nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos setores petroquímico, de refino de petróleo e de produção de amônia e ureia a partir do gás natural.

O autor do projeto, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), quer estender o regime a projetos implantados em toda a região de abrangência da Sudene, para dinamizar as indústrias petrolíferas e de fertilizantes. O relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), apresentou voto favorável e disse acreditar que a ampliação do Repenec resultará em aumento na produção nacional e na geração de empregos. Na última reunião da comissão, Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi designado relator ad hoc da proposta.

No projeto, Ferraço propõe estender a vigência do regime por mais quatro anos a partir da aprovação da proposta, para que esses novos estados possam aderir ao regime tributário favorecido.

O texto, já aprovado em primeiro turno na CI, inclui emendas do relator, que ampliou os segmentos beneficiários do Repenec, incluindo todos os produtos e subprodutos do setor petroquímico, de refino de petróleo e de produção de amônia e ureia. A matéria ainda pode receber emendas até o início da votação em turno suplementar na CI, onde tramita em caráter terminativo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias