RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Ranking das mentiras mais comuns em currículos

Candidatos costumam mentir sobre formação, mas especialistas dizem que há métodos para descobri-las

Por Redação
30/07/2012 • 15h48
Compartilhar

 Informações falsas ou exageradas nos currículos são prejudiciais tanto para o candidato, que acaba sendo desmascarado e eliminado da seleção, como para as empresas, pois tornam os processos seletivos mais demorados e mais caros. Além disso, existem especialistas já qualificados para detectar estes possíveis aumentos dos candidatos na hora de preencher o currículo.

 O hábito de maquiar qualificações para conseguir uma colocação no mercado de trabalho pode custar até mesmo cargos de alto escalão, como aconteceu em um grande portal de internet. Um dos diretores foi acusado de ter mentido sobre a formação existente no currículo.

Um levantamento realizado pelo site Trabalhando.com aponta que as maiores mentiras detectadas nos currículos, na ordem decrescente, são: formação acadêmica, fluência em idioma estrangeiro, falsa experiência na área, acréscimo de atribuições no cargo anterior, supervalorização dos últimos cargos, salário anterior, tempo de permanência na última empresa, diploma em curso de informática, participação em trabalhos voluntários, garantia de mobilidade e flexibilidade, estado civil e, por último, idade.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Já buscamos um profissional com inglês fluente e na hora que ele precisou fazer uma entrevista no idioma por telefone com alguém da matriz da empresa não conseguiu se comunicar minimamente. Isso é constrangedor tanto para o entrevistador quanto para o próprio candidato”, afirma Renato Grinberg, diretor-geral da Trabalhando.com e autor do livro “A estratégia do olho de tigre”.

Segundo ele, mentir pode trazer problemas graves para o entrevistado. “Em alguns casos um recrutador pode aprovar um candidato que não tenha todas as qualificações exigidas para a vaga com a ideia de que ele possa desenvolver tal habilidade. Porém, se descobrir uma mentira, esse candidato será não só eliminado do processo seletivo em questão, mas de qualquer outro processo daquela empresa”, explica.

De acordo com pesquisa realizada pela Trabalhando.com, as mentiras que os candidatos mais contam referem-se aos seguintes assuntos, em ordem decrescente de importância: formação acadêmica, fluência em idioma estrangeiro, falsa experiência na área em que deseja atuar, acréscimo de atribuições no cargo anterior, últimos cargos supervalorizados, salário anterior, maior tempo de permanência na antiga empresa, curso de informática, participação inexistente em trabalhos voluntários, garantia de mobilidade e flexibilidade, estado civil e idade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias