RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 18 de abril

Resfriado fora da época preocupam especialistas

O temor quanto a esse tipo de gripe é devido às possíveis e graves complicações que podem ser desenvolvidas por aquele que a contrai

Por Redação
03/05/2013 • 10h19
Compartilhar

A gripe sazonal é uma doença altamente contagiosa, uma vez que é mais frequente nos meses com temperaturas mais baixas e úmidas.

É causada pelo vírus Influenza e tem preocupado a comunidade científica, visto que ataca os seres humanos e é a grande responsável pelas epidemias e pandemias mundiais.
O temor quanto a esse tipo de gripe é devido às possíveis e graves complicações que podem ser desenvolvidas por aquele que a contrai.

Por essa razão, é de extrema importância fazer a vacinação, principalmente dos grupos de risco, como é o caso dos idosos. Convém, no entanto, lembrar que a vacinação contra a gripe A não dá total proteção contra a gripe sazonal, que é considerada uma das grandes responsáveis pelas faltas ao trabalho em todo o mundo.

O vírus responsável pela doença é uma ameaça à saúde humana.

O risco de morte e suas complicações aumentam após os 50 anos e é bastante grande. Noventa por cento das mortes relacionadas a esse tipo de gripe acontece com pessoas de mais de 65 anos.

As complicações mais frequentes são as pneumonias virais, as pneumonias bacterianas secundárias e o agravamento das doenças já existentes, como é o caso da diabetes.

Uma vez que o vírus da gripe é altamente contagioso, o que ocorre pelas gotículas respiratórias, o melhor é não tossir nem espirrar próximo às pessoas.

É importante também que nas primeiras 48 horas, após se instalar a sintomatologia, não ficar muito perto de crianças e de idosos.

Agasalhar-se e não ficar em locais com correntes de ar é outro cuidado necessário. Beber muita água é fundamental, assim como fazer uma alimentação variada.

Quanto aos utensílios de caráter pessoal, é de primordial importância que as outras pessoas não façam uso deles.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias