RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Saiba como aliviar os efeitos do tempo seco

Você anda sofrendo com a umidade baixa do ar? Para não prejudicar a saúde, é preciso adotar pequenas mudanças de hábito durante esse período.

Por Redação
06/09/2012 • 14h11
Compartilhar

 

Você anda sofrendo com a umidade baixa do ar? Para não prejudicar a saúde, é preciso adotar pequenas mudanças de hábito durante esse período. Manter a casa limpa, beber água e consumir frutas ricas em água, podem ajudar a você lidar melhor com o tempo seco.

De acordo com a Otorrinolaringologista da Clínica de Especialidades Integrada, Angela Shimuta, a umidade baixa do ar retira líquido da pele e das mucosas, provocando ressecamento.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ar seco faz diminuir a ação protetora do muco presente nas vias respiratórias contra as bactérias, vírus e poluentes do ar. Podendo acarretar muitos problemas de saúde como: asma, rinite, faringites, sinusites e bronquites. Na pele ela pode provocar irritações, coceira e lábios ressecados.

Umidificador de ar é necessário?

Em busca de soluções muitas pessoas acabam comprando umidificadores de ar, porém, não é necessário comprar um só porque o ar está seco. Normalmente, ele é recomendado para quem sente mais os efeitos do tempo seco ou tem dificuldade para respirar. 

Na hora de usá-lo é preciso tomar alguns cuidados: ligue uma hora antes de dormir para que ele possa agir. Não há necessidade de mantê-lo ligado a noite toda, o ideal é usar ele durante três horas, é o tempo necessário para deixar o ambiente úmido. 

Conheça 10 dicas para você aprender a viver com o tempo seco:

1-Cuidando do corpo 

Beba muita água, sucos, água de coco e isotônicos. Se você tem o costume de beber quatro copos de água por dia, em tempos seco o recomendado é beber oito copos.

2-Pele 

Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial ou manteiga de cacau.

3-Preservando o Ambiente 

Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d água.

4-Atividade Física 

Evite exercícios em excesso, principalmente entre 10 da manhã e 5 da tarde.

5- Fique de olho nas crianças 

Verifique se elas estão bebendo bastante água, ofereça um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Caso, a criança não esteja indo no banheiro frequentemente é sinal que ela está precisando de mais água.

6- Gestantes 

As gestantes devem evitar aglomerações e locais fechados e lavar muito bem as mãos com sabão e água corrente.

7- Driblando o ar seco 

Os gases tóxicos não conseguem dispersar na atmosfera, o que deixa os olhos com mais ardência e a garganta seca, com pigarro. Se os olhos e as narinas ficarem muito irritados, compressas com soro fisiológico são ótimas para hidratá-los.

8- Doenças Respiratórias 

Pessoas alérgicas e asmáticas, por exemplo, devem procurar o seu médico.

9 – Idosos e Bebês 

Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até um ano. Ofereça bastante água para eles.

10-Banho 

Na hora do banho, evite usar água muito quente para não ressecar mais a pele e utilize o vapor do chuveiro para umidificar as vias respiratórias.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias