RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 24 de abril

Saúde lança série de programas educativos para TV

Vila Saúde é um conjunto de filmes educativos em formato de episódios temáticos de curta duração

Por Redação
16/12/2008 • 09h33
Compartilhar

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, solicitou a representantes de emissoras de TV públicas e corporativas apoio na exibição dos capítulos da minissérie Vila Saúde, projeto que tem o objetivo de estimular a vida saudável por meio de dicas e informações úteis à saúde da população.

“É um eixo bastante interessante para ser usado também em empresas, sindicatos e escolas. Só se fortalece de fato um sistema público de saúde quando se trabalha a comunicação e a informação de maneira mais estratégica”, disse o ministro durante a cerimônia de lançamento do Vila Saúde ontem (15), em Brasília.

Vila Saúde é um conjunto de filmes educativos em formato de episódios temáticos de curta duração. Os quatro primeiros capítulos da série tratam dos seguintes temas: dengue; hipertensão e diabetes; planejamento familiar; tuberculose e hanseníase. A veiculação será feita em emissoras que se dispuserem a abrir um espaço em sua grade para a veiculação gratuita do material.

Os episódios se passam num bairro imaginário – Vila Saúde – onde personagens nascidos da realidade viverão situações temáticas. O projeto trabalhará em uma linha de moderno entendimento do tema onde saúde não é apenas ausência de doença, mas também bem-estar biológico, psicológico e social.

Com a Vila Saúde, o Ministério inicia um capítulo inédito na história da comunicação social brasileira, através de um programa criativo que visa a conscientização e a democratização das informações de saúde pública.

A série será exibida voluntariamente em televisões, circuito internos de televisão, escolas, sindicatos, entidades de classe, grupos comunitários. As emissoras interessadas em receber o DVD com os programetes finalizados podem solicitar pelo email
[email protected] ou pelo telefone (61) 3315-3489.

Parceiros da Saúde

O ministro Temporão aproveitou a cerimônia para agradecer os parceiros do Ministério da Saúde que contribuíram com a divulgação de informações e com a produção de campanhas de promoção à saúde nos últimos meses.

“Este é um momento em que o ministério reafirma o caminho, sem volta, de estreitar e ampliar a parceria com essas entidades pela promoção da saúde e ações de prevenção. São áreas que temos que trabalhar de maneira cada vez mais forte”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Entre agosto de 2007 e dezembro de 2008, foram realizadas mais de 450 ações com mais de 160 parceiros - públicos e privados. Neste ano de 2008, o Ministério lançou importantes campanhas que tiveram apoio irrestrito, como: vacinação infantil, Dia Mundial de Luta contra Aids, combate à dengue, vacinação contra rubéola, promoção à saúde, segurança no trânsito e incentivo ao parto natural.

Para o Ministério da Saúde, as mobilizações não teriam tanto sucesso se não houvesse a ajuda e a cooperação de parceiros, como empresas privadas, sociedade civil e entidades não-governamentais. É preciso iniciativa e ação de todos para que as mensagens de conscientização cheguem a todos os cantos do país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias