Rádios On-line

Seguridade discute reivindicações de pacientes portadores de fibromialgia

Doença até o momento não figura no rol daquelas definidas pelo SUS que têm a garantia de atendimento médico qualificado

9 MAI 2013 - 14h:25Por Redação

A Comissão de Seguridade Social e Família promove audiência pública hoje para discutir as reivindicações dos pacientes portadores da Síndrome de Fibromialgia e Fadiga Crônica, bem como a inclusão dessa Síndrome no rol das doenças que asseguram atendimento médico qualificado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A audiência faz parte da Semana da Vigilância Sanitária no Congresso Nacional.

O evento atende requerimento dos deputados Érika Kokay (PT-DF) e Rogério Carvalho (PT-SE). Eles ressaltam que a fibromialgia é uma doença grave e silenciosa que acomete milhões de pessoas no Brasil inteiro e que se caracteriza por aumentar intensamente e de forma pouco conhecida o nível de sensibilização dos pacientes, levando-os a sofrer dores contínuas e intensas por todo o corpo.

Em consequência dessas manifestações, os seus portadores se deparam com fortes limitações em suas atividades cotidianas, tendo comprometidas as suas relações familiares, sociais, de trabalho e econômicas. Outra manifestação comum da fibromialgia em muitos pacientes é a depressão.

Não obstante as graves sequelas deixadas pela fibromialgia, essa doença até o momento não figura no rol daquelas definidas pelo SUS que têm a garantia de atendimento médico qualificado.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
- o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Lindolfo Neto de Oliveira Sales;
- a fisioterapeuta especialista em Terapia Intensiva Elizabeth de Orleans Carvalho de Moura;
- o presidente da Associação Brasileira de Termologia, Marcos Briosch;
- o presidente do Comitê de Dor e Fibromialgia da Sociedade Brasileira de Reumatologia e coordenador do Ambulatório de Fibromialgia da Unifesp, Roberto Ezequiel Heymann.

A audiência ocorrerá no Plenário 7, a partir das 14h30.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13
  • Programas: