Rádios On-line
7868
PREFEITURA TL  MEU BAIRRO LIMPO

Sejusp inicia capacitação de policiais para programa "Crack é Possível Vencer" em MS

14 AGO 2012 - 13h:50Por KaykeNiz

 A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) começou, nesta segunda-feira, o curso de capacitação para o efetivo policial que integrará o Plano do governo federal “Crack é Possível Vencer”, que será desenvolvido como projeto-piloto no bairro Los Angeles, em Campo Grande. Conforme informações do governo do estado, na primeira fase do curso participarão 48 alunos, entre eles integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria-Geral de Perícias e Guarda Municipal.

O curso de enfrentamento ao crack e outras drogas está sendo realizado através do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, dividido em dois módulos: Redes de Atenção e Cuidado e Abordagem Policial a Pessoas de Situação de Risco. Os dois módulos abordam matérias como Conceitos fundamentais de Substâncias Psicoativas, Abordagem ao Usuário de Crack, Legislação e Modelo de Uso Diferencial da Força e Verbalização e Postura Policial.

De acordo com o coordenador estadual da Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro, o curso é uma evolução da prática do policiamento comunitário, com carga horária de 160 horas, divido em duas turmas. A previsão é de que a primeira turma já esteja em campo a partir do dia 31 de outubro. “A Polícia atuará em parceria com outras secretarias como a Saúde, Educação e Assistência Social, a fim de mostrar que a segurança pública não envolve apenas o conceito de vigilância, mas também capacitar seus profissionais para atuarem de forma qualificada no enfrentamento ao uso de drogas em uma nova perspectiva’, disse o coronel.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o plano de enfrentamento ao crack e outras drogas demonstra o trabalho conjunto entre os órgãos e a busca por novas políticas específicas para o usuário. “Trata-se da construção de uma nova política de enfrentamento às drogas. A Sejusp trabalhará em conjunto com outras secretarias dando o apoio necessário nas atuações em campo e cumprindo o papel da polícia junto à comunidade”, disse Jacini.

Ainda neste ano, Mato Grosso do Sul receberá uma base móvel, modelo Van, equipada com instrumentos para realizar o videomonitoramento na região. Serão 20 câmeras em postes para monitorar as ruas do bairro, duas motocicletas, 50 armas elétricas e 150 disparadores de gás - conhecidos como sprays de pimenta. Os recursos (R$ 2 milhões) virão diretamente do governo federal e serão investidos na compra de instrumentos para equipar e qualificar as polícias que irão atuar diretamente nas ações do plano com enfoque na prevenção.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7201