RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Substância natural de frutas e vegetais é eficaz contra câncer de pele grave

Gossypin inibiu a proliferação de células de melanoma humano in vitro e reduziu o tamanho dos tumores em ratos com a doença

Por Redação
11/04/2013 • 15h59
Compartilhar

Cientistas do Texas Biomedical Research Institute, nos EUA, demonstraram, pela primeira vez, que a substância natural gossypin, encontrada em frutas e vegetais, é eficaz como um tratamento para o melanoma.

Gossypin inibiu a proliferação de células de melanoma humano in vitro e reduziu o tamanho dos tumores em ratos com a doença.

"Identificamos gossypin como um novo agente com atividade inibitória dupla para duas mutações comuns, que são os alvos ideais para o tratamento de melanoma", explica o pesquisador Hareesh Nair.

No momento, não há único agente terapêutico ou esquema de combinação disponível para tratar todos os melanomas, dos quais cerca de 76 mil novos casos são diagnosticados anualmente, segundo a Sociedade Americana do Câncer.

"Nossos resultados indicam que gossypin pode ter grande potencial terapêutico como um inibidor duplo de mutações chamadas BRAFV600E quinase e CDK4, que ocorrem na grande maioria dos pacientes com melanoma. A substância abre um novo caminho para a geração de uma nova classe de compostos para o tratamento de melanoma", afirma Nair.

A pesquisa foi publicada na revista científica Molecular Cancer Therapeutics.

Nair e os seus colegas descobriram que gossypin inibiu a proliferação de células de melanoma humano, in vitro, em linhagens celulares de melanoma que abrigam as duas mutações. Gossypin reduziu a atividades dos genes mutantes, possivelmente através de ligação direta com eles. Ela também inibiu o crescimento de várias células de melanoma humano. Além disso, o tratamento com a substância durante 10 dias reduziu o volume do tumor e aumentou a taxa de sobrevivência de ratos com melanoma humano induzido pelas mutações em BRAFV600E quinase e CDK4.

A equipe agora planeja mais estudos para entender como o corpo absorve gossypin e como a substância é metabolizada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias