Rádios On-line
7919

Técnica de plantio com gel reduz impacto da temperatura sobre as árvores

13 SET 2012 - 10h:01Por Redação

 As feiras especializadas, incluindo a primeira Três Lagoas Florestal, realizada em junho, apresentam uma técnica de plantio de eucalipto capaz de superar as mudanças de temperatura do clima. Samantha Sousa Garcia, 28, formada em Agronomia pela UFMT, Mestre em Recursos Hídricos pela mesma instituição e professora na Universidade de Cuiabá (Unic), explica que o resultado obtido no plantio de eucalipto com gel – com base em pesquisas realizadas – é uma economia ecologicamente correta.

Isso porque o gel é um polímero com alta capacidade de retenção de água e pode reter centenas de vezes seu próprio peso, disponibilizado conforme a necessidade das plantas. Outro grande atributo do gel é que ele é biodegradável e não compromete o meio ambiente por ter pH neutro. Isso evita a contaminação do solo e, principalmente, dos lençóis freáticos.
A ideia do uso do gel começou a ser desenvolvida em 2002 por um grupo de engenheiros agrônomos e florestais que tinham a intenção de elevar suas florestas, porque os custos de matéria-prima são considerados um dos mais baixos do mundo.
Esse tipo de técnica traz benefícios para o solo: reduz perdas de água e o número de irrigações em até 50%; melhora aeração; reduz compactação e melhora a estrutura física; auxilia na redução da variação brusca de temperatura; reduz lixiviação e evaporação da solução.
Para a planta, o benefício é que há redução do estresse hídrico. Isso possibilita maior aproveitamento dos fertilizantes, maior enraizamento, redução da mortalidade das plantas e mudas transplantadas. Além disso, contribui para o aumento da produtividade.  A vida útil do gel no solo é de aproximadamente 2,5 anos. O gel contém, em sua composição, Polímero composto por silício, magnésio, aminoácidos e dióxido de carbono, todos não tóxicos.
A poluição do ar, devido a alguns produtos tóxicos, nos últimos anos fez com que pessoas tivessem ideias inovadoras. O uso do Produto em Gel foi uma delas, pois seu uso não traz risco ao meio ambiente. Pelo contrário, só há benefícios. Diminui o uso exagerado de água no plantio de árvores de eucalipto, o que é econômico para o agricultor.
 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
JORNAL DO POVO
7300