RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Vegetarianos vivem mais do que pessoas que consomem carne

Pesquisa com mais de 70 mil pessoas sugere que dieta vegetariana tem resultados mais favoráveis para homens do que mulheres

Por Redação
04/06/2013 • 13h50
Compartilhar

As dietas vegetarianas são associadas com taxas reduzidas de mortalidade. É o que revela estudo de pesquisadores da Loma Linda University, nos EUA.

A pesquisa realizada com mais de 70 mil pessoas, sugere que a dieta tem resultados mais favoráveis para os homens do que as mulheres.

A possível relação entre a dieta e a mortalidade é uma importante área de estudo. As dietas vegetarianas têm sido associadas com redução do risco de várias doenças crônicas, como hipertensão, síndrome metabólica, diabetes mellitus e doença isquêmica do coração (DIC), de acordo com o estudo.

Michael J. Orlich e seus colegas examinaram mortalidades por todas as causas e mortalidades por causa específica em um grupo de 73.308 homens e mulheres da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Os pesquisadores avaliaram a alimentação dos participantes através de um questionário que os separou em cinco grupos: não vegetarianos, semi-vegetarianos, pesco-vegetariana (inclui frutos do mar), ovo-lacto-vegetariano (inclui leite e ovos) e vegetariano (exclui todos os produtos de origem animal).

Segundo os pesquisadores, algumas evidências sugerem que os padrões de dieta vegetariana podem ser associados com redução da mortalidade, no entanto o relacionamento não está bem estabelecido.

Houve 2.570 mortes entre os participantes do estudo durante uma média de tempo de seguimento de quase seis anos.

A taxa de risco ajustada para a mortalidade por todas as causas nos vegetarianos em comparação com os não vegetarianos foi 0,88, ou 12% mais baixa, de acordo com os resultados do estudo.

A associação também parece ser melhor para os homens, com uma redução significativa na mortalidade por doença cardiovascular em vegetarianos em comparação com não vegetarianos. Nas mulheres, não houve reduções significativas destas categorias de mortalidade.

"Estes resultados demonstram uma associação global dos padrões de dieta vegetariana com menor mortalidade em comparação com o padrão de dieta não vegetariana. Eles também demonstram algumas associações com menor mortalidade das dietas ovo- lacto-vegetariana, pesco-vegetariana e, especificamente, vegetariana em comparação com a dieta não vegetariana", concluem os autores.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias