RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de abril

Brasilândia decreta situação de emergência devido casos de dengue

Cidade já notificou 246 casos, sendo deste total, 68 foram confirmados

Por Da redação
29/01/2020 • 15h51
Compartilhar

Foi publicado nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial, o decreto de Situação de Emergência no Município de Brasilândia em virtude do número de casos notificados de Dengue e também do aumento do Índice de Infestação do mosquito Aedes Aegypti na cidade.

A Situação de Emergência está em conforme com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastre (COBRADE), sendo  com este decreto, o Município está autorizado em mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e também contratar uma empresa na modalidade de dispensa para auxiliar no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

“Estamos no processo de tramitação na contratação de uma empresa para ajudar a nossa equipe em fazer as limpezas dos terrenos baldios. Só a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Departamento de Controle de Vetores não é o suficiente”, explicou o prefeito Dr. Antonio Thiago, durante a entrevista semanal para a rádio comunitária FM Cidade.
Somente nos primeiros vinte e oito dias deste ano, a Saúde de Brasilândia já notificou 246 casos, sendo deste total, 68 foram confirmados com Dengue e um de Zika Vírus.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro fator que foi considerado como Situação de Emergência é o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), recolhido recentemente, na qual apontou o índice de infestação predial de 5.6%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Com isso, Brasilândia atualmente está no grau de alto risco.

Além disso, Brasilândia registra desde o final do ano passado o aumento das chuvas e em conseqüência, favorece na água parada a eclosão de ovos do mosquito. Com o aumento da circulação do Aedes Aegypti, também eleva o número de atendimento médico nas Estratégias de Saúde de Família e no Hospital Dr. Júlio César Paulino Maia com as notificações de casos da doença.

A equipe de Controle de Vetores e a Fiscalização de Obras e Posturas recebem diariamente denúncias de imóveis, que possivelmente são focos do mosquito, e estão encaminhando notificações para os proprietários. Em casos de omissão por parte do responsável, a Prefeitura realiza com amparo legal, as devidas providências e posteriormente é lançada a dívida junto ao cadastro do contribuinte pelo setor de Tributação.

“A nossa equipe da Vigilância Epidemiológica está passando com o fumacê, realizando as visitas nas casas com as orientações, realizando os bloqueios, mas só isso está provado que não é o suficiente. Nós cidadãos temos que fazer a nossa parte e cuidar da nossa casa”, disse Dr. Antonio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias