RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de março

Crianças são estimuladas a brincar com homem nu em apresentação

Na Bahia artista completamente sem roupa interagiu com crianças entre quatro e dez anos, segurando suas mãos e fazendo uma espécie de "cirandinha", enquanto em SP se deitou para ser tocado por outra criança, gerando revolta nas redes sociais

Por Leonardo Guimarães
29/09/2017 • 16h10
Compartilhar

Uma apresentação no Museu de Arte de São Paulo (MAM) realizada na noite da última terça-feira (26) causou revolta nas redes sociais. Imagens mostram uma criança de aproximadamente quatro anos sendo estimulada a tocar o corpo de um homem nu deitado ao chão. A mesma apresentação também aconteceu em Salvador (BA), no Goethe-Institut, onde o mesmo artista completamente sem roupa interagiu com quatro crianças, entre quatro e dez anos, segurando em suas mãos e fazendo uma espécie de "cirandinha".

O homem que participa das performances de nome “La Bête”, leitura interpretativa da obra “Bicho”, da pintora Lygia Clark, e interage com as crianças é o artista carioca Wagner Schwartz.

Em vídeos feitos na apresentação de São Paulo e que circulam nas redes sociais, o artista nu deita de barriga para cima em um tablado, enquanto é rodeado por pessoas que manipulam seu corpo de diversas formas. A criança aparece engatinhando ao redor do homem e visivelmente assustada tenta recuar e se nega a tocar nas pernas do artista, mas é estimulada por sua mãe a retornar próximo ao homem, tocar em sua cabeça e posteriormente fazer uma breve “massagem” em suas pernas, região da canela.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imediatamente após publicada nas redes sociais as imagens geraram revolta nos internautas, que classificaram a exposição como inadequada ao público infantil, atribuindo a apresentação a erotização precoce, pedofilia e exposição indevida da criança.

Movimentos como MBL (Movimento Brasil Livre) e políticos como o vereador de São Paulo, Fernando Holiday (DEM), deputado Jaír Bolsonaro (PSC - RJ), senador Álvaro Dias (Podemos - PR) entre outros, manifestaram preocupação e repúdio ao evento.

Em nota, o MAM afirmou que a apresentação “não contém conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho.

Em uma postagem em sua rede social o artista enalteceu a apresentação. “Coisas incríveis aconteceram, especialmente pelo fato de haver crianças que entraram no espírito do tema do encontro”, escreveu.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias