RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

1ª Maratona Hackthon, quem venceu, Lupa do Cidadão

Plataforma que simplifica dados do Portal da Transparência

Por Israel Espindola/CBN com Assessoria
05/08/2019 • 10h54
Compartilhar

O primeiro lugar foi para o projeto Lupa do Cidadão, desenvolvido por cinco jovens da área de TI, que elaboraram uma plataforma que simplifica dados do Portal da Transparência e direciona os gráficos para as redes sociais onde, segundo eles, a população passa grande parte do tempo: Instagram e Facebook. O protótipo apresentado usou dados relacionados a educação. 
 
“O objetivo é expandir a integração nas áreas de interesse da sociedade”, explicou Alessandro Willian, porta voz da equipe denominada Zeus Coders, que classifica a experiência como positiva. “É uma sensação de dever cumprido. Além do prêmio, levamos conhecimento, amizade, porque apesar de trabalharmos juntos, essa é uma experiência que vamos levar para o resto da vida, de conhecer pessoas, e ver de perto como é o empreendedorismo aqui no Mato Grosso do Sul”, comemora.

A segunda colocação ficou com a equipe Strike Up com o desenvolvimento do aplicativo #Licid, voltado à ampliação da transparência nas compras públicas. A ferramenta reunirá uma base de dados de empresas participantes dos processos licitatórios do Governo do Estado, e além simplificar as informações para a sociedade, “irá ajudar o Governo a fazer melhores contratações de compras e serviços”, conforme detalhou a equipe. De acordo com o layout do protótipo, os dados serão separados por área, e o cidadão poderá escolher uma opção e visualizar de forma simplificada o que procura.

O terceiro lugar foi para a equipe Quat.i que desenvolveu o protótipo do aplicativo denominado “Capi”, que usa inteligência artificial para aproximar a população dos serviços públicos. “A Capi nasceu com uma missão de integrar e trazer uma proximidade da pessoa com todos os serviços públicos. Temos uma visão muito próspera para ela, que é integrar, por exemplo, o agendamento de serviço na rede pública, tudo isso ao alcance da mão”, explicou César Bassani, um dos integrantes da equipe.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo 60 participantes passaram o fim de semana pesquisando, e programando soluções tecnológicas a fim de aumentar a “Transparência, Controle Social e Combate à Corrupção” na gestão pública. O resultado desses três dias de maratona foram 11 ferramentas apresentadas à banca julgadora: Páginas web, aplicativos, games, e instrumentos tecnológicos que simplificam informações e serviços oferecidos à sociedade.

Na avaliação do controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, o evento surpreendeu pelo engajamento das equipes. “Durante as apresentações, vimos aqui muita coisa legal que a gente pode sentar, e tentar desenvolver, para que tenhamos um Governo com maior controle e gerência sobre suas implementações, e uma sociedade mais crítica e participativa nos seus direitos”, pontuou.

O diretor presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), Marcio de Araujo Pereira, compôs a banca julgadora, e definiu os trabalhos como de alto nível. “Vejo projetos de nível muito alto, acima até do que esperava. Todas as propostas são viáveis, e o mais importante é que todos os projetos podem ser implantados, principalmente porque levam a transparência da gestão pública, e tem baixo custo de implantação. Quanto mais transparente melhor para todo mundo. A gente consegue tomar melhores decisões, e a sociedade consegue acompanhar melhor” avalia.

Para a realização do 1° Hack MS o Governo do Estado, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), contou com o apoio do Sebrae – Living Lab MS, Pantanal Incubadora Mista de Empresas, da UFMS, Fundação Escola de Governo (Escolagov), Superintendência de Gestão da Informação (SGI), Unigran Capital, Ministério Público Estadual (MPE), e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect).

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande