Rádios On-line
16781
CBN AÇÃO 2019 PAULO VICENTE
SAúDE

Alimentação influencia no humor e bem-estar, diz nutricionista

Ingerir certos tipos de alimentos pode ajudar, inclusive, no tratamento da ansiedade

28 OUT 2019 - 11h:32Por Isabelly Melo

Segundo a nutricionista Allessyane Cleyti da Silva, da Unimed Campo Grande, os alimentos influenciam significativamente no humor, por conta da serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, e que atua no apetite, na saciedade e outros. “Uma pessoa que tem uma alimentação balanceada, qualitativa, ela pode sim ter um humor mais favorável no seu dia a dia”, afirma a especialista.

Os alimentos ricos em triptofano, aminoácido utilizado na biossíntese de proteínas, são indicados pela especialista para ajudar no humor, pois auxiliam na produção de serotonina.

E de acordo com Allessyane, a história de que chocolate ajuda a melhorar o humor, é verdadeira. Porém, a substância que causa a sensação de bem-estar e prazer, deve ser ingerida com uma porcentagem elevada de cacau. “Nós indicamos a partir de 70% de cacau. Não pode ser esses chocolates que tenham abaixo disso, que contenham muita gordura”, explica.

Nutricionista Allessyane Cleyti Foto: Unimed

E assim como uma alimentação rica em nutrientes e composta pelos itens citados anteriormente pela nutricionista ajudam a manter o humor positivo, a falta de alimentação afeta negativamente o humor diário. “Porque ela vai estar influenciando na saciedade diária, então acaba ocorrendo alguns fatores químicos que podem interferir nesse mal humor”. A nutricionista explica ainda que uma pessoa bem alimentada, com alimentos de “boa qualidade”, se mante saciada por mais tempo “e consequentemente consegue dar conta das suas atividades diárias, e auxiliar no humor”.

E além de todas essas questões, os alimentos corretos, segundo Allessyane, podem auxiliar no tratamento da ansiedade.

Ouça a reportagem completa:

Deixe seu Comentário

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos