RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Acadêmicos da UFMS apontam a Rádio CBN Campo Grande como referência em atuação ética

Foram avaliadas pelos acadêmicos do curso de jornalismo, a programação de nove rádios da Capital

Por Isabelly Melo/CBN
25/06/2018 • 08h25
Compartilhar

Análise de acadêmicos de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apontou a Rádio CBN Campo Grande como o único veículo radiofônico regional que não apresentou desvios éticos em sua programação jornalística diária. A avaliação foi realizada entre os dias 26 e 28 de abril deste ano e incluiu nove rádios FM e Educativas de Campo Grande. As avaliações foram baseadas nos programas jornalisticos de cada veículo.

Debate sobre as análises (Foto: AIRÉ)

O resultado da análise concluiu que existem alguns programas no meio rádio onde os jornalistas não seguem, por exemplo, os deveres estabelecidos pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Os principais desvios éticos segundo os acadêmicos, foram relacionados a técnica da profissão, como falta de apuração e correta divulgação dos fatos. Em alguns veículos foram constatados erros graves, como falta de seriedade ao informar, uso de achismos, presença de comentários machistas, racistas, pejorativos e vexatórios, além de comentários com conotação sexual. Em um dos casos, há incitação à violência "O apresentador do programa disse que o sujeito que cometeu o crime merecia apanhar" explicam os acadêmicos.

O estudo apontou a programação diária da Rádio CBN Campo Grande como referência positiva em questões éticas na atuação jornalística. O trabalho foi realizado por 40 academicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e apresentado a imprensa na última quinta feira, 21.

Confira a entrevista completa com a Professora Orientadora do AIRÉ (A Imprensa Regional é Ética?), Cristina Ramos, e a acadêmica responsável pela análise, Julia Renó.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande