RÁDIOS
Campo Grande, 20 de abril

Alunos de escola estadual protestam contra fechamento 2020

Para conter gastos, governo volta a anunciar "reordenamento" na educação

Por Gabi Couto/CBN
20/11/2019 • 10h48
Compartilhar

A direção da Escola Estadual Carlos Henrique Schrader foi surpreendida pela Secretaria Estadual de Edução (SED) nesta terça-feira (19) com o anúncio do fechamento da unidade para o ano letivo de 2020. Os 427 alunos foram informados sobre a decisão e insatisfeitos com a medida decidiram protestar em frente ao local na manhã de hoje (20).

Com faixas e gritos de protestos eles mostraram ser contra o fechamento da escola. A direção está na Assembleia Legislativa buscando diálogo com os deputados estaduais para tentar mudar o quadro. A escola fica no bairro Flamboyant, na capital, e atende principalmente a comunidade indígena da Aldeia Urbana Marçal de Souza. Ainda não informado para onde os estudantes e servidores serão realocados.

A Escola Estadual Advogado Demosthenes Martins, localizada no Conjunto Residencial Octávio Pecora, também teve o seu fechamento anunciado na manhã desta quarta-feira.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a resposta oficial da SED: 

"Desde 2015, a Rede Estadual de Ensino (REE) passa por um processo de reordenamento, motivado pela diminuição do total de estudantes matriculados nos últimos dez anos: entre 2010 e 2018 esse número atingiu o quantitativo de 40 mil estudantes a menos em todas as etapas ofertadas pela REE.

Em 2020, o processo de reordenamento da Rede Estadual de Ensino será realizado em regime de colaboração com os municípios. Este processo segue em curso e todas as medidas serão anunciadas pela Secretaria de Estado de Educação (SED) no dia 29 de novembro, durante o lançamento da Matrícula Digital 2020.

O evento também oficializará a ampliação do Ensino Médio em Tempo Integral e a adesão ao programa das escolas cívico-militares do Governo Federal - Pecim.

Salientamos que nenhum estudante da REE ficará sem escola e nenhum servidor estadual de educação ficará sem lotação. Com relação aos diretores e coordenadores pedagógicos, no último final de semana foi realizado processo seletivo e, após o resultado, os mesmos serão lotados, conforme procedimento classificatório estipulado."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande