RÁDIOS
Campo Grande, 28 de março

Antropólogo fala de manipulação na questão indígena no Brasil

Edward Luz irá abordar duas décadas de conflitos na disputada por terras entre indígenas e produtores rurais

Por Éder Campos
23/08/2018 • 14h34
Compartilhar

Edward Luz, antropólogo e consultor parlamentar e empresarial, irá falar sobre os conflitos indígenas e o setor rural de Mato Grosso do Sul. O tema será abordado pelo antropólogo nesta sexta-feira, 24, durante ExpoMS Rural, feira promovida pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Antes de Luz, o tema será debatido também pelo jornalista e escritor mexicano, Lorenzo Carrasco, escritor do livro "Quem manipula os povos indígenas contra o desenvolvimento do Brasil" publicado em 2013 resultado de uma rigorosa pesquisa sobre os mentores dessas campanhas e suas motivações.
Edward Luz ministra a palestra "Como e por que continuam manipulando populações indígenas contra o desenvolvimento do Brasil" e é uma referência ao livro de Lorenzo Carrasco. Segundo o antropólogo social, Carrasco foi a primeira pessoa no Brasil a chamar a atenção sobre esta manipulação dos indígenas e o despertou para essa cena. 

Luz é bacharel e mestre em Antropologia Social e doutorando em Ciências Sociais. Trabalhou para a Funai (Fundação Nacional do Índio) entre 2003 e 2008 e desde 2009 passou a atuar contra a fundação ao perceber que havia desvios na função do órgão, "principalmente porque é um órgão aparelhado para fazer do índio uma massa de manobra e jogar contra o desenvolvimento do País", frisa.

CBN: BANNER CTC MARÇO 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhando na Funai ele atuou em inúmeros processos de demarcação de terras. "Mas não conhecia até então os impactos econômicos negativos que tais demarcações causavam para o desenvolvimento do Brasil", afirma. O antropólogo é um profundo conhecer da realidade das aldeias. Goiano, é filho de missionários protestantes e passou a maior parte da infância entre índios na região Amazônica.

Em sua palestra Luz revela como se dá esse aparelhamento para transformar índios em massa de manobra, envolvendo ONGs internacionais e nacionais, professores universitários, servidores do Estado de diversos setores (Funai, Ministério Público, Judiciário, etc) e, por trás de tudo, o CMI (Conselho Mundial de Igreja) e o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), formando o que ele chama de "establishment saxão".

Ele irá abordar também duas décadas de conflitos pelo Brasil, nos estados do Pará, Mato Grosso, Bahia e Ceará, com destaque especial para Mato Grosso do Sul, cujo conflito na região de Sidrolândia envolvendo a propriedade do pecuarista Ricardo Bacha ganhou o noticiário nacional em 2013 depois de ser invadida, saqueada e queimada.

Para Edward Luz enquanto não houver um envolvimento da sociedade brasileira no sentido de trazer a população indígena para o convívio social, ajudar na reintrodução dessas populações no processo produtivo, a solução para o conflito estará cada vez mais distante.

SERVIÇO
A palestra está programada para iniciar às 9:30 hs desta sexta-feira e acontece no auditório da Acrissul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, Campo Grade (MS), onde acontece de 23 de agosto a 2 de setembro a ExpoMS Rural 2018. Mais informações pelo (67) 3345-4200.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande