RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Após contágio pela Covid-19, escovas de dente devem ser trocadas

Cuidados com higiene bucal podem ainda evitar o contágio da doença entre familiares

Por Isabelly Melo
20/03/2021 • 14h03
Compartilhar

Além das recomendações como o uso de máscara, higiene das mãos, entre as práticas para o evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, cuidados com a higiene bucal são fundamentais para impedir a contaminação por covid-19 entre familiares.

Segundo o doutor em Reabilitação Oral e cirurgião-dentista-chefe do Instituto Trentin, Rodrigo Trentin, os cuidados para evitar contaminação devem começar antes mesmo da suspeita ou confirmação da doença.

Rodrigo Tretin, cirurgião-dentista 

“Em casos em que os banheiros são compartilhados entre membros da família, itens como a escova de dentes, tubo de creme dental, fio dental, frasco de antisséptico bucal e limpador de língua devem ficar em locais reservados. Não pode haver o contato destes itens pertencentes a pessoas diferentes”, recomenda o especialista.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em casos onde há a confirmação da infecção pelo coronavírus de um adulto ou adolescente, este deve ficar separado dos demais em um cômodo da casa, mantendo itens de higiene bucal em um único banheiro de uso exclusivo do infectado. Ao final do período de quarentena, os itens de higiene devem ser descartados.

Estudo da Universidade de Granada, na Espanha, identificou que um familiar diagnosticado com covid-19 aumenta em 30% a chance de contaminar outros integrantes da casa quando compartilha ou acomoda conjuntamente os itens de higiene bucal.

Recentemente, outro grupo de pesquisadores identificou que em aproximadamente 23% dos lares existe ou existiu o compartilhamento de escovas de dentes entre os familiares.

Para casos suspeitos, Rodrigo Trentin recomenda a desinfecção das escovas de dente e higienizadores de língua com uma solução feita com hipoclorito de sódio a 0,1% ou peróxido de hidrogênio a 0,5%.

O especialista reforça ainda a necessidade da manutenção das práticas padrões de higiene bucal. “Mantenha uma boa escovação, use fio dental e higienize a língua 3 vezes ao dia, principalmente após as refeições. É o básico que funciona”, finaliza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande