RÁDIOS
Campo Grande, 23 de abril

Alterações na lei sobre guarda responsável de cães e gatos segue para segunda discussão

Primeira votação ocorreu nesta manhã, com apenas um voto contrário a emenda

Por Isabelly Melo
18/05/2021 • 10h39
Compartilhar

Nesta terça-feira (18) vereadores de Campo Grande aprovaram, em sessão ordinária da Câmara Municipal, alterações na Lei Complementar 392/20, sobre a guarda responsável de cães e gatos. O projeto segue agora para segunda discussão.

Dentre as principais mudanças, consta a inclusão da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea), criada em dezembro de 2019 por lei municipal, em algumas das ações relacionadas à guarda dos animais, regras de registro, de passeio, infrações e penalidades.

Com a alteração no Projeto de Lei Complementar 732/21, será incluída a Subsecretaria como local para registro de cães e gatos, além do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou médicos veterinários credenciados, conforme previa a lei anterior.

Fica estabelecido ainda que, em caso de infrações ou maus tratos, o resgate do animal poderá ser feito pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista, pela Subsecretaria do Bem-Estar Animal, Guarda Civil Metropolitana ou pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses, podendo o animal ser encaminhado para lar temporário ou adotivo, independente de multa. Consta ainda a alteração de algumas terminologias, a exemplo da troca do termo “posse” de cães e gatos para “guarda”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande