RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Aumento no uso de calcário pode impulsionar produtividade de soja

A produtividade pode subir em até 10 sacas por hectare

Por Éder Campos
26/09/2018 • 10h06
Compartilhar

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) tem mostrado que o aumento no uso de calcário pode impulsionar a produtividade das lavouras de soja e milho. No caso da oleaginosa, a produtividade pode subir em até 10 sacas por hectare. Nos últimos dez anos, a produção nacional de grãos saltou quase 60%.

O insumo que corrige a acidez do solo e permite a ação eficaz dos fertilizantes na lavoura. Por ser produzido no Brasil, o calcário é um dos poucos produtos que estão 'antes da porteira' e não sofreu o efeito direto do dólar na formação de preço.

Com 22% das reservas de calcário, o Mato Grosso do Sul é o maior produtor nacional, seguido por Minas Gerais e Paraná; juntas, as três detêm quase 60%  das reservas de calcário do Brasil.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o estado possui aproximadamente 10 bilhões de toneladas deste tipo de rocha em seu território.

No estado, a produção, para atender especificamente a agricultura e a pecuária, cresceu 169,54% em um intervalo de dez anos, entre 2004 e 2014, passando, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), de 920 mil toneladas para 2.479 milhões de toneladas. 

Nesta safra 2018/19 o MS deve utilizar cerca de 3.800 milhões de toneladas do insumo para a correção de solo. 

 

7 Benefícios da calagem

1. Elimina a acidez do solo;

2. Fornece cálcio e magnésio;

3. Estimula o crescimento radicular (Ca);

4. Aumenta a disponibilidade de fósforo;

5. Reduz disponibilidade de alumínio e manganês;

6. Aumenta a mineralização da matéria orgânica;

7. Aumenta a agregação do solo, podendo reduzir a compactação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande