RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

Baixa no índice de vacinação pode contribuir para reaparecimento de doenças erradicadas

Sete casos importados de sarampo foram notificados em Campo Grande

Por Isabelly Melo
23/09/2020 • 13h57
Compartilhar

O calendário de vacinação anual estipula diversas vacinas que crianças e adolescentes devem tomar até os 15 anos de idade, porém, neste ano a Secretária Municipal de Saúde Pública (SESAU) tem registrado queda na procura por algumas vacinas.

Segundo o coordenador de imunização da SESAU, Evandro Ramos, o baixo índice de vacinação pode ser explicado pela quarentena, já que alguns pais e responsáveis temem sair de casa e levar as crianças e adolescentes até postos de saúde e pontos de vacinação. “Não foi atingida a meta principalmente por conta da pandemia. Porque a gente teve um isolamento social importante, recomendado pelo ministério da saúde. E nesse sentido tivemos uma baixa procura nas unidades de saúde”, esclareceu Evandro.

Porém, a baixa procura por vacinas não se deve somente a pandemia, pois segundo Evandro já se percebia uma baixa crescente ano a ano na porcentagem de crianças e adolescentes vacinados. O fator preocupante nessa história é a possibilidade da volta de doenças já erradicadas, como o sarampo, “Nós temos sete casos que foram confirmados em Campo Grande, são todo importados, não são do município, mas indica que há a possibilidade de termos situações onde nós possamos ter circulação de doenças e reaparecimentos das que já estão erradicas”, revelou o coordenador.  

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cronograma de vacinação da rede pública Foto: SESAU

Além da pandemia, para o coordenador de imunização da SESAU, movimentos antivacina prejudicam o combate as doenças. “O que temos observado de maneira histórica é que esse movimento vem ganhando um pouco de força, inclusive com profissionais da área da saúde fazendo esse estimulo contra a vacinação. Influencers, pessoas conhecidas na mídia. Então acaba que traz um impacto negativo para esses indicadores”, afirmou Evandro.

E para tentar atingir a meta de público alvo, em outubro haverá uma campanha de multivacinação. Estima-se cerca de 11 milhões de crianças e adolescentes em todo país, e cerca de 50 mil em campo grande que precisam ser imunizadas.

Neste ano, a meta de vacinação para a pólio, por exemplo, é de 95%. Em 2019 a meta, que seguia a mesa, não foi atingida, apenas 84% do público alvo foi imunizado. A Pentavalente também não atingiu a meta no último ano, de 95% desejado apenas 75% foi vacinado.

Ouça a matéria na íntegra:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande