Rádios On-line
VIAGEM DE SABORES

Bori Bori de Carne

Saiba o que fazer com a carne que sobra do churrasco de domingo

19 JAN 2021 - 14h:16Por Paulo Machado/Isabelly Melo

Estes dias saiu a notícia de que o churrasco é o queridinho da gastronomia na pandemia. As reuniões em “petit comité”, grupos menores é uma vertente nesta época. Além disso o churrasco é prático, versátil e saboroso.

Faz parte do DNA alimentar de nós brasileiros, que com muito orgulho fazemos um churrasquinho de domingo, ou no dia de folga, regado a boa música e bebidas. Agora o que fazer com a carne que sobra, já assada, do espeto ou da grelha?

Minha dica é um prato de origem paraguaia, muito saboroso e que fica ainda melhor se utilizada a carne do churrasco. É o bori bori de carne, solução que aprendi com minha querida amiga e cozinheira, Dona Nilza.

Pique as carnes todas que sobraram e numa panela deixe refogar bem com um fio de azeite, cebola, pimenta do reino e alho picadinhos, vá deixando aquele fundo escuro se formar na panela, quando estiver bem corado, sem deixar queimar, adicione água e cozinhe, esta água vai se tornar o caldo base para fazer as bolinhas de Bori Bori.

Aí então num bowl misture fubá mimoso, queijo ralado, um pouco de sal e orégano e despeje somente parte daquele fundo quente de caldo que se formou na panela. Tem que formar uma massa que você irá moldar em bolinhas e colocar de volta na panela da carne cozida, que irá cozinhar e engrossar aquele caldo restante, que parecerá uma sopa mais grossa.

Importante, repare que, quando as bolinhas de fubá começam a subir é sinal de que estão boas, bem cozidas.

Hum que delícia, sirva o bori bori de carne em prato fundo, bem quentinho como se fosse uma sopa, delicia que também é símbolo da cozinha Guarani. Um sabor bem pantaneiro. Apure os sentidos e bom apetite.

 

Deixe seu Comentário

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos