Rádios On-line
VIAGEM DE SABORES

Bori Bori, iguaria da Fronteira

Prato de inverno no Paraguai, o frango bori-bori é um guisado da ave com colorau, cujo molho leva bolinhas feitas de fubá de milho e queijo

25 JUN 2020 - 10h:34Por Paulo Machado/Isabelly Melo

Prato de inverno no Paraguai, o frango bori-bori é um guisado da ave com colorau, cujo molho leva bolinhas feitas de fubá de milho e queijo. O delicioso prato é muito comum entre os meses de junho e julho em Assunção, quando os dias são mais frios. A paraguaia Teresita O’Hara, diretora do grupo O’Hara Gastronomia, é craque no preparo do bori-bori: com ela participo do Sapucay, um grupo de estudos sobre a cozinha da América do Sul (sapucay, em guarani, significa “grito” característico nos bailes de chamamé).

Frango Bori Bori

Ingredientes:
1 kg de sobrecoxa de frango 
10 ml de azeite de oliva
20 g de bacon em cubos
1/2 cebola cortada em quatro
1 dente de alho picado
25 g de salsão em cubos
25 g de cenoura cortada em cubos
1 folha de louro
4 cravos-da-índia
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
cebolinha picada a gosto
óleo de soja o quanto baste
água o quanto baste
pimenta dedo-de-moça fresca a gosto 
para decorar
para os bolinhos
1,5 kg de fubá amarelo
40 g de parmesão ralado
130 g de cebola em cubinhos
10 g de manteiga clarificada
5 ovos
colorau a gosto
salsinha picada a gosto
sal a gosto

Modo de preparar:
Numa panela média, salteie o bacon no azeite até que sua gordura solte. Junte o frango, temperado com a pimenta-do-reino, e doure-o. Acrescente a cebola, o salsão, a cenoura, o alho, o louro, o cravo e o sal e refogue rapidamente. Cubra com água e cozinhe até a carne do frango ficar macia. Coe o fundo (caldo) que se formar e reserve.

Em uma vasilha separada, misture o fubá, o parmesão, a cebola e o sal. Faça um buraco no centro da massa, acrescente a manteiga e os ovos e misture até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 30 minutos. Faça bolas pequenas com a massa. Cozinhe-as no caldo de cocção do frango até que fiquem macias.

Junte o colorau e a carne de frango e cozinhe por mais 15 minutos. À medida que as bolinhas de fubá forem cozinhando, o caldo ficará mais grosso. Abaixe o fogo, corrija o tempero e sirva. O prato da até para 4 pessoas.

 

Deixe seu Comentário

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos