RÁDIOS
Campo Grande, 23 de abril

Câmara faz homenagem para lembrar os 152 anos da Retomada de Corumbá

Cidade celebra data que marca a expulsão de tropas militares paraguaias

Por Márcia Paravizzi
15/06/2019 • 10h35
Compartilhar

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (13), uma homenagem ao episódio histórico da retomada de Corumbá, que completa 152 anos. O pedido da sessão foi dos deputados Bia Cavassa (PSDB) e doutor Luiz Ovando (PSL), ambos nascicos na cidade.

A data marca a expulsão das tropas paraguaias que ocupavam a região de Corumbá, na então província de Mato Grosso, em função da guerra contra o país vizinho. Em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte Coimbra foram invadidos e tomados por militares paraguaios. Houve mortes, estupros e pessoas desaparecidas.

Em 13 de junho de 1867, as tropas brasileiras, lideradas pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, retomaram a vila de Corumbá e expulsaram as tropas paraguaias. “A nossa história é permeada de momentos decisivos e marcantes”, disse a deputada.

Luiz Ovando também ressaltou que o episódio deve ser memorado. “Foi um momento na história do município em que   muitos fugiram, morreram e ficaram privados de liberdade”, afirmou.   

Apesar de a sessão coincidir com a leitura do relatório da Comissão Especial da reforma da Previdência, vários parlamentares participaram da homenagem, incluindo de outros Estados. Também estiveram presentes o prefeito de Corumbá, Marcelo Aguilar Iunes (PTB), e vereadores de Aparecida do Taboado. O evento também contou a presença da esposa do vice-presidente da República Hamilton Mourão, Paula Mourão. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), enviou mensagem destacando a importância da Retomada de Corumbá ser conhecida por todos os brasileiros.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande