RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomelite atinge 33% da meta na capital

Ao todo, 47.574 crianças devem ser imunizadas em Campo Grande até final deste mês

Por Loraine França
20/08/2018 • 13h29
Compartilhar

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomelite contou com um dia D, realizado no último sábado, 18, em todo o país. Em Campo Grande, 66 unidades de saúde abriram as portas para vacinar crianças com idades entre um e cinco anos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 33% da meta de cobertura vacinal foi atingida na capital. Ao todo, 47.574 crianças campo-grandenses devem receber as doses das vacinas contra essas doenças até o dia 31 de agosto e, 95% desse público-alvo deve ser imunizado.

De acordo com a infectologista da Sesau, Márcia Dal Fabro, o Brasil está em alerta por causa dos casos de sarampo registrados em 2018. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que Roraima tem 910 casos confirmados da doença até o dia 19 de agosto. No Amazonas, que também enfrenta surto de sarampo, são 296 confirmações.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A infectologista ressaltou que é preciso voltar a atenção, também, para a poliomelite, que apesar de erradicada no país, ainda ocorre em outros locais como a África. “Nós precisamos ter a vacinação completa da poliomielite. Cada vez que a criança recebe uma dose, ela fica protegida para um tipo só do vírus. Então, ela precisa completar o calendário vacinal dela para que aumente a imunidade e ela não seja exposta ao vírus, caso entre alguém com vírus da poliomielite no país”, explica.

Mato Grosso do Sul

O Ministério da Saúde divulgou que 87% das crianças ainda precisam tomar as doses das vacinas contra o sarampo e a poliomelite no estado. Para kátia Mougenot, gerente técnica de imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mesmo que em Mato Grosso do Sul essas doenças não ocorram há algum tempo, a preocupação existe porque muitas pessoas não levam seus filhos para tomar as vacinas. “Temos vistos em alguns estados óbitos causados pelo sarampo. Coisa que não acontecia há muitos anos. Isso pode acontecer em qualquer estado, inclusive em Mato Grosso do Sul”, enfatiza.

Vacinação em Campo Grande

A Sesau reforça a importância dos pais e mães levarem seus filhos para vacinar. Em Campo Grande, as 66 unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h até às 16h45.

Aos sábados, domingos e feriados, quatro unidades de vacinação funcionam nesse mesmo horário: os Centros Regionais de Saúde do Coophavilla II, Aero Rancho, Tiradentes e Nova Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande