RÁDIOS
Campo Grande, 18 de abril

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite vai até final de agosto

Em Mato Grosso do Sul, 158 mil crianças devem ser vacinadas até o final do mês

Por Loraine França
07/08/2018 • 14h56
Compartilhar

A partir de hoje (6), crianças com idade entre um e cinco anos devem ser vacinadas contra o sarampo e a poliomielite. A Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 31 de agosto e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo. Em todo o país, 11 milhões de crianças vão receber as doses das vacinas. Para mobilizar a população, a ação desenvolve neste mês (18) o Dia D, quando mais de 36 mil postos de saúde permanecem abertos para atender a demanda de imunizações.

Em Mato Grosso do Sul, 400 mil doses das vacinas contra a poliomielite e a tríplice viral, que combate o sarampo, a caxumba e a rubéola, estão disponíveis. Em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), pretende imunizar 48 mil crianças.

De acordo com a infectologista da Sesau, Marcia Dal Fabbro, a capital tem registrado baixa cobertura vacinal.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 

A infectologista alerta para os casos de sarampo registrados no Brasil em 2018. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 01 de agosto, 742 confirmações da doença foram feitas no Amazonas e 282, em Roraima. Em relação a poliomielite, a infectologista explicou que, apesar do Brasil já ter erradicado a doença, a preocupação existe porque o vírus circula em outros locais, como é o caso da África.

 

 

Para Kátia Mougenot, gerente técnica de imunizações da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o fato dessas doenças não ocorrerem há alguns anos em Mato Grosso do Sul pode fazer com que pais e responsáveis pelas crianças negligenciem a campanha e deixem de levar seus filhos para tomar a vacina.

 

 

Sarampo

Em 2016, a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), certificou o Brasil pela eliminação da circulação do vírus do sarampo. Em 2018, o cenário mudou e surtos da doença são enfrentados pelos estados de Roraima e Amazonas. Conforme dados do Ministério da Saúde, há ainda casos isolados em São Paulo (1); Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2).

O sarampo é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, causada pelo vírus Morbilivirus, transmitido pelas secreções respiratórias. Entre os principais sintomas estão febre e manchas no corpo.

Poliomelite

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. A OPAS reconheceu o país como Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), Paquistão, Nigéria e Afeganistão ainda são considerados endêmicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande