RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Capital recebe ciclo de palestras sobre Plano Diretor

As palestras acontecerão nos dias 26 e 27 de setembro

Por Isabelly Melo
13/09/2019 • 10h20
Compartilhar

Nos dias 26 e 27 de setembro a Câmara de Vereadores de Campo Grande promove o 1º Ciclo de Palestras Plano Diretor – construção de um pacto social para o futuro de Campo Grande. O evento abordará os depoimentos sobre o processo de construção e elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, além de especialistas de Mato Grosso do Sul, de outros estados e países para tratar das ferramentas de gestão, sustentabilidade, captação de recursos e ferramentas tecnológicas.

O Plano Diretor passou por ampla discussão com a sociedade durante a fase de elaboração pelo executivo e o período de tramitação e proposição de emendas na Câmara de Vereadores. Foram promovidas audiências públicas e reuniões para debater o tema. No dia 28 de março, os vereadores aprovaram a consolidação da proposta, sancionada em 3 de abril deste ano.  O Plano traz um amplo conjunto de diretrizes, estratégias e medidas para ordenar a transformação da cidade.

Projeto do Reviva Centro, na Rua 14 de Julho. Foto: Prefeitura de Campo Grande

Com o ciclo de palestras pretende-se ampliar o conhecimento acerca dos instrumentos e ferramentas inseridas no Plano Diretor, não somente dos agentes públicos, mas de toda população para ampliar as discussões e democratizar as decisões para melhorar atender as necessidades da população.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento começa na quinta-feira (26), às 13h, com a palestra “O Trabalho da Câmara Municipal no PDDUA”, ministrada pelo vereador Prof. Rocha, presidente da Casa de Leis. Na sequência, a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Jacob, fala sobre o Plano Diretor.

Ainda na quinta-feira, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Carlos Loch, doutor em Engenharia Florestal, ministra palestras sobre a Sustentabilidade nos Municípios. Na sequência, às 15h, Catiana Sabadin, da Coordenadoria da Central de Projetos da Prefeitura de Campo Grande, fala sobre as formas e ferramentas para captação de recursos.

O evento segue na tarde de quinta-feira, com o doutor em Geografia e Planejamento Regional, Rui Pedro Julião, da Universidade Nova Lisboa, de Portugal, abordando o tema “ferramentas tecnológicas no auxílio à gestão territorial”. Para encerrar o primeiro dia de palestras, Marcos Cristaldo, ex-secretário municipal de Meio Ambiente, fala sobre a drenagem em Campo Grande.

Na sexta-feira (27), a programação começa às 8h15, na Câmara Municipal da capital, com palestra do doutor Rui Pedro Julião sobre Cadastro Territorial Multifinalitário, e na sequência, Sonia Rabello, doutora em Direito Público, ministra palestra sobre os instrumentos legais do desenvolvimento urbano.

Ainda no dia 27, o professor Carlos Loch fala sobre o Planejamento Municipal e a Gestão, abordando aspectos da elaboração de projetos e obras. Logo depois Catiana Sabadin apresenta cases de sucesso em Campo Grande, encerrando o ciclo de palestras. E no período da tarde, às 13h30, os participantes seguem até a Rua 14 de Julho para visitar as obras do Reviva Centro, juntamente com o prefeito Marquinhos Trad.

* Informações assessoria de imprensa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande