Rádios On-line
SAúDE

Carteira de vacinação em dia deve ser um dos itens das viagens

Estar imunizado antes de viajar auxilia na proteção da própria saúde, e das pessoas ao redor

9 DEZ 2019 - 09h:22Por Isabelly Melo

O fim de ano traz as tão desejadas e aguardadas férias. O momento é perfeito para viagens em família, com amigos e até mesmo sozinho. E é claro, o planejamento é essencial para que nada dê errado e atrapalhe o momento de descanso e lazer.

Arrumar as malas, não esquecer o protetor solar, agendar a revisão do carro, conferir a documentação, enfim, são vários os preparativos antes de sair de viagem. Outro detalhe muito importante, seja qual for o destino, o meio de transporte e a duração das férias, é conferir se a sua carteira de vacinação está atualizada, para garantir a imunização contra algumas doenças. Como explica o médico pediatra da Unimed Campo Grande, Alberto Jorge Félix Costa.

Segundo o pediatra o ideal é que as vacinas sejam feitas de 15 a 20 dias antes da viagem, que é o tempo necessário para iniciar a imunoproteção, ou seja, nada de fazer a vacinação na véspera da viagem.

E por conta da aglomeração que as festas de fim de ano proporcional, doenças que podem ser prevenidas com a vacinação tendem a aumentar, entre elas a gripe, ou até mesmo doenças mais graves, como meningite e pneumonia.

E claro, o ideal é que você viaje em boas condições de saúde, para evitar risco a sua saúde e das pessoas ao seu redor. Porém, caso haja instabilidade durante a viagem, procure um médico de sua confiança.

Ouça a matéria completa:

 

Deixe seu Comentário

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos