RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

CBN cria espaço para o agronegócio

O “CBN Agro” é o principal programa rural do rádio produzido no Mato Grosso do Sul, com comando do jornalista Éder Campos

Por Lucas Mamédio
27/01/2018 • 08h38
Compartilhar

Transformar a CBN na rádio oficial do Agronegócio no Mato Grosso do Sul é uma das missões do Grupo RCN de Comunicação. Para consolidar o projeto, a emissora conta com a participação de um profissional especializado em questões que envolvem o homem do campo. O jornalista Éder Campos conduz diariamente o "CBN Agro" - um programa diário na grade da emissora, pela manhã.

Éder começou a carreira em uma rádio AM de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e sua relação com o agronegócio teve início em 1994 quando foi nomeado assessor de relações públicas da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. 

A experiência que adquiriu nos três anos que permaneceu no órgão foi fundamental para tornar-se jornalista especializado no agronegócio.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2004, quando o agronegócio brasileiro dava sinais de crescimento produtivo pela adoção de tecnologias no setor, elevando os números de produção e que colocou o Brasil no patamar de grande produtor mundial de alimentos, foi contrato pelo Canal do Boi para produzir reportagens segmentadas para o setor pecuário. 

A relação diária e direta com a área rural deu ao jornalista, o carimbo do agro. “A convivência constante com o setor, além de me mostrar o tamanho e a importância do agronegócio para a economia brasileira, me deu a melhor experiência profissional. Sou um apaixonado pelo assunto e, é essa paixão que me faz ser um especialista no tema”, diz.

Ainda no Canal do Boi, apresentou programas dedicados a negócios, tecnologia e leilões. Fez também cobertura das maiores exposições agropecuárias do país, entre as quais a Expozebu, em Uberaba (MG), e a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). 

Éder foi ancora do programa Bom dia Produtor, um dos principais da grade de programação da emissora rural. Foram quase quinze anos apresentando as principais notícias para o homem do campo. Embora tenha deixado a emissora em 2015, mantém vínculo com a TV Rural através de um programa independente que trata de sementes de forrageiras, o Conexão Rural que vai ao ar todos os sábados às 6h30.

AVANÇO

Em dezembro quando o Grupo RCN anunciou as transmissões da Rádio CBN Campo Grande e adotou a participação de colunistas especializados em diversos segmentos, Éder foi convidado para ingressar no time para falar do agronegócio. “A percepção da diretoria do Grupo RCN em trazer o agronegócio como assunto diário para o rádio é fantástica. O setor é a sustentação da economia estadual e nacional. É só olhar a balança comercial e os números que balizam a inflação”, ressalta.

Para o colunista mostrar a valorização do produtor rural e sua importância para a sociedade urbana é seu maior desafio, uma vez que a Rádio CBN atinge todos os setores e classes sociais que têm interesse na notícia como fonte segura para a tomada de decisões.

O gerente de jornalismo do Grupo RCN, Otávio Neto, revela seu entusiasmo com o dinamismo dado pelos colunistas à programação da Rádio CBN Campo Grande. “Além da notícia factual, que é o principal produto da rádio, a participação de pessoas que realmente entendem dos mais variados temas, é fundamental para levar o ouvinte à realidade dos fatos. Esse é o papel da comunicação e o Grupo RCN é comprometido com seu público”, afirma Otávio Neto.

Quanto ao colunismo rural Otávio diz que a programação ganhou muito uma vez que o Estado tem sua base econômica no setor produtivo e, para que o desenvolvimento industrial ocorra no Mato Grosso do Sul de modo mais intenso, depende diretamente do agrosetor.

NO AR!

Além do programa CBN Agro, apresentado por Eder Campos, aos sábados das 9h às 9h45, os boletins rurais diários começam as 5h15 e permeiam a grade da emissora durante o dia todo com notícias correlatas ao agro do Estado, do Brasil e do mundo. Ele também mantém o produtor rural atualizado quanto ao mercado com as cotações da pecuária de corte e dos grãos; em especial soja e milho, principais culturas do Estado.

No "CBN Agro" a conversa é sempre com uma personalidade ligada ao segmento rural ou assuntos de todas as cadeias produtivas rurais. “Nosso compromisso é abastecer o produtor com todas as informações, pois a notícia é um insumo importante da fazenda. Como falamos de bens que movimentam milhões de dólares, temos que buscar na entrevista o encontro com a necessidade do produtor. Informação no setor rural é coisa séria!”, finaliza Éder.

O "CBN Agro" pode ser acompanhado pelo rádio na faixa 93,7 em Campo Grande e outros 25 municípios, mas também pela internet no site www.jpnews.com.br/radios e ainda pelo Facebook basta acessar a página www.facebook.com/cbncgoficial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande