RÁDIOS
Campo Grande, 28 de março

Rádio CBN lança modelo inovador de jornalismo em Campo Grande

Rádio controlada pelo Grupo RCN lança modelo inovador de jornalismo em Campo Grande

Por Otávio Neto
02/12/2017 • 07h45
Compartilhar

Mato Grosso do Sul entrou na rota das cidades que integram a maior rede de rádios do país. A chegada da Rádio CBN a Campo Grande é um marco importante no processo de integração do Estado no cenário nacional de comunicação. 

A emissora, ligada ao Sistema Globo de Rádio (SGR), será controlada pelo Grupo RCN de Comunicação, que acumula experiência de 68 anos de atuação nos mercados jornalístico e publicitário, na Costa Leste do Estado. Hoje, o Grupo possui atuação em Paranaíba e Aparecida do Taboado, além de Três Lagoas.
A CBN é a 12ª empresa de mídia do Grupo, entre o Jornal do Povo, rádios, mídia eletrônica, portal na internet, outdoor, indoor e a TVC - Canal 13.

A “rádio que toca notícia” entrou ontem em operação em Campo Grande na frequência de 93,7 MHz, com a missão de produzir conteúdo jornalístico durante 24 horas por dia. 

CBN: BANNER CTC MARÇO 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com quatro emissoras próprias e 30 afiliadas, a CBN é o veículo de maior prestígio no país no segmento all news - reflexo de 26 anos de investimento em pessoas, projetos e muito trabalho. 

A CBN ganha destaque no país diariamente com jornalismo plural, de credibilidade e que é produzido por uma equipe composta por quase 300 jornalistas. No Mato Grosso do Sul, a CBN contará com a participação de colunistas, colaboradores e profissionais qualificados.

ABRANGÊNCIA
A partir de agora, Campo Grande e outros 15 municípios da região central do Estado integram um sistema de comunicação que chega a mais de 700 municípios, com 88 milhões de brasileiros. O jornalismo produzido no Mato Grosso do Sul poderá ser ouvido diariamente também em todo o país. 

O diretor executivo do Grupo RCN, Estevão Congro, destaca que a emissora vai iniciar suas operações diariamente às 5h e que, a cada 15 minutos, veiculará notícias locais e do Estado. 

Na rádio também  transmitidos os principais programas nacionais da emissora, como o “Jornal CBN”, comandado pelo jornalista Milton Jung, com participação de Cássia Gody. A cada meia hora, o “Repórter CBN”, com as últimas informações. 

“Nossa participação diária vai ocorrer também através de programas locais, com entrevistas, reportagens, participação de colunistas e promovendo a integração dos 79 municípios através de nossa rede de colaboradores”, finalizou.

PREPARAÇÃO
O diretor-geral do Grupo RCN, Rosário Congro Neto, destaca que a empresa se preparou para assumir mais esse importante desafio. “Nossa crença num futuro melhor é o que nos motiva diariamente a continuar acreditando, investindo e trabalhando para representar bem a Capital Nacional da Celulose em qualquer plataforma de comunicação e de Norte a Sul do nosso país. A CBN também tem DNA três-lagoense. Nossa proposta visa integrar os municípios de Mato Grosso do Sul através de uma grande Rede de Comunicação para, também, envolver e fortalecer a voz do interior”, enfatizou. 

A sede da CBN Campo Grande está localizada na rua 15 de novembro, 2415.

Rádio terá 6 horas de programação direto da capital

A partir de segunda-feira, dia 4, CBN Campo Grande terá seis horas diárias de programação local na capital do Estado. Profissionais em jornalismo que integram a equipe da CBN vão produzir conteúdo diversificado - referência da emissora em rede.
Ontem, a emissora veiculou as primeiras reportagens produzidas em seus estúdios pelos jornalistas da CBN na capital e nas cidades onde o Grupo RCN mantém seus veículos de comunicação. 
Diariamente serão apresentados boletins a cada 15 minutos, incluindo os sábados pela manhã.
Além das quase 80 inserções diárias - chamadas de boletins -, a programação da emissora ainda contará com dois jornais locais. O primeiro, o “CBN Campo Grande”,  das 8h30 às 11h e o segundo, entre as 18h e 19h. 

Expansão
De acordo com o diretor executivo do Grupo RCN, Estevão Congro, uma nova fase da programação está prevista para ser lançada já no início de 2018 quando a CBN passará a operar com uma programação local de pelo menos 10 horas diariamente. Novos programas serão inseridos na grade, sempre com jornalismo.

Público será de 1,5 milhão de ouvintes

Após uma série de ajustes técnicos para garantir alta performance de transmissão, a CBN Campo Grande 93,7 MHz, iniciou nesta semana suas operações com um time de jornalistas que vai informar mais de 1,5 milhão de pessoas em 15 municípios de Mato Grosso do Sul. 

A equipe é comandada pelo gerente de jornalismo do Grupo RCN, jornalista Otávio Neto. Antes mesmo da inauguração, a rádio com programação exclusivamente noticiosa já provocava expectativa em campo-grandenses. O taxista Luciano Ferreira está acostumado a ouvir rádio durante as corridas, mas diz que sente falta de uma rádio com mais notícias na programação. “Eu acho que, agora, ouvindo a CBN, meus clientes vão aproveitar muito mais a viagem”, disse.

O jornalista Marcelo Villalba, que integra a equipe da CBN Campo Grande, diz vai será um privilégio fazer parte da história da rádio. “É um prazer fazer parte desse grupo que acaba de chegar a Campo Grande para levar informação com credibilidade, isenção e fazer jornalismo responsável”, disse.

A CBN foi instalada em um prédio moderno, localizado na rua 15 de novembro, área central de Campo Grande, próximo à avenida Afonso Pena. A sede da emissora conta com o setor administrativo, financeiro e comercial no térreo. Já o departamento de jornalismo ocupa todo o andar superior e é dividido em dois estúdios de rádio, um de TV e uma ampla redação. Equipamentos de última geração foram instalados nos estúdios para garantir transmissão de áudio de alta qualidade.

Seguindo a tendência dos principais veículos de comunicação do país, a CBN Campo Grande vai produzir conteúdo multiplataforma. Imagens captadas nos estúdios serão transmitidas pela internet. O ouvinte poderá acessar as notícias veiculadas durante a programação através do portal jpnews.com.br.

HISTÓRIA
Criada na década de 1990 para integrar o Sistema Globo de Rádio, a CBN é líder no segmento all news no Brasil, de acordo com pesquisa do Grupo Troiano para a revista Meio & Mensagem. Foi 17º ano seguido em que a rede aparece em primeiro lugar na pesquisa.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande