RÁDIOS
Campo Grande, 23 de abril

Cirurgia inédita em MS foi realizada para retirar tumor de bebê

Procedimento foi feito no Hospital Regional de MS, em dezembro de 2019

Por Isabelly Melo
10/01/2020 • 12h49
Compartilhar

Teratoma Cervical, esse é o diagnóstico dado ao filho de Vanessa Barbosa Furtado, 39. A gestante deu entrada no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) no dia 7 de dezembro de 2019 com dor abdominal.

José Eduardo antes da cirurgia Foto: HRMS

Após medicação e realização de exames, a equipe médica do hospital decidiu por uma cesariana de urgência para retirar o tumor, de 120 gramas, que foi detectado no pescoço do bebê. O hospital divulgou o nascimento do bebê, que estava com 33 semanas, somente nesta quinta-feira (10).

Foram necessários 50 profissionais do hospital para a realização da cirurgia, que durou cerca de seis horas, entre eles enfermeiros, anestesistas, além de cirurgiões, obstetras, e especialista em cabeça e pescoço. Duas salas do centro cirúrgico foram utilizadas para o procedimento.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para retirar o tumor, a equipe precisou manter mãe e filho ligados pelo cordão umbilical, conforme explica a presidente do Hospital Regional, e médica integrante da equipe, Rosana Leite de Melo.

Essa foi a primeira vez que esse procedimento foi realizado em Mato Grosso do Sul, segundo o HRMS. E de acordo com informações do hospital, tanto a criança quanto a mãe estão bem. Vanessa teve alta uma semana após o parto, já o filho, José Eduardo, segue em acompanhamento no Regional.

Segundo a presidente do hospital a criança está em constante evolução, pesando 2,980kg. A criança ainda se alimenta por sonda, mas nos próximos dias deve começar a receber alimentos pela boca.

Ouça a matéria completa:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande