RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Clima deve afetar produção de cerveja com alta nos preços e escassez

Muitos estudos têm explorado como a mudança climática afetará a produção de alimentos básicos

Por Éder Campos
16/10/2018 • 06h44
Compartilhar

As mudanças climáticas nas próximas décadas podem trazer problemas para amantes de cervejas. Isso porque os efeitos climáticos reduzem a produtividade da cevada, que é o principal grão utilizado para fabricar a bebida alcoólica mais popular do mundo.

A produtividade média global da cevada durante eventos extremos deverá cair entre 3 e 17 por cento, dependendo das condições, disse o estudo, publicado no jornal Nature Plants.

Eventos climáticos extremos que apresentam tanto ondas de calor como secas ocorrerão com uma frequência de a cada dois ou três anos na segunda metade do século se as temperaturas subirem nos níveis atuais, disse o estudo.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Menos cevada, maior escassez de cerveja e altas nos preços. Sob o cenário mais quente, a China vai sofrer com a maior falta neste século, seguida pelos Estados Unidos, Alemanha e Rússia.

Os preços subirão mais na Irlanda, Itália, Canadá e Polônia. Durante os eventos climáticos extremos, os preços de uma garrafa de meio litro na Irlanda subirão de cerca de 2,50 dólares para 5 dólares.

O professor de economia de mudanças climáticas na Universidade de Anglia Leste e autor do estudo, Dabo Guan, disse que as questões da cerveja são pequenas perto de outros problemas induzidos pelo clima, incluindo segurança alimentar, danos por tempestade e escassez de água fresca.

Secas mais frequentes e ondas de calor no século XXI reduzirão a produção global de cevada, segundo um estudo publicado em 15 de outubro na Nature Plants 1 . Por sua vez, constata que isso diminuirá a oferta de cerveja e aumentará os preços, mesmo sob os modelos de melhor cenário climático da mudança climática.

Muitos estudos têm explorado como a mudança climática afetará a produção de alimentos básicos, como trigo e arroz, e alguns pesquisadores também observaram como bens de luxo, como o vinho, poderiam ser afetados. Mas ninguém considerou como a cerveja se sairá, diz Dabo Guan, economista da Universidade de East Anglia, em Norwich, no Reino Unido.

“A mudança climática afetará a todos nós, não só pessoas que estão na Índia ou em países africanos”, disse Guan.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande