RÁDIOS
Campo Grande, 23 de abril

Endividamento registrou recorde em 2020

Consumidores não conseguiram manter contas em dia, mas ainda assim houve queda na inadimplência

Por Thais Cintra/CBN
26/01/2021 • 15h00
Compartilhar

Os Reflexos econômicos da pandemia do coronavírus continuam em 2021, ano que registrou recorde de endividamento entre os brasileiros. Conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso chegou a 25,4% em junho de 2020, o maior desde dezembro de 2017, avançando 1,8 ponto percentual em relação a junho do ano anterior. 

Hoje (26), na coluna CBN Finanças, Hudson Garcia explicou que houve queda da inadimplência no ano passado por conta da taxa selic menor, e também pelo auxílio emergencial, fatores que facilitaram a negociação de dívidas antigas por boa parte da população. 

Apesar da expectativa positiva para este ano, o cenário revela que a inflação pode atrapalhar o planejamento de muita gente, causando assim “dificuldade” dos bancos em disponibilizar crédito. O colunista ainda alertou que a pessoa endividada deve mudar hábitos pessoais e familiares, reduzir gastos supérfluos, e principalmente, procurar ajuda financeira especializada para sair do vermelho.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande