RÁDIOS
Campo Grande, 24 de abril

Com aumento das exportações brasileiras, MS ganha destaque no mercado interno da suinocultura

Quatro cidades do Estado estão na rota do desenvolvimento da atividade com maiores investimentos

Por Marcus Moura/CBN
07/08/2020 • 16h05
Compartilhar

Com o aumento da exportação de suínos no Brasil, Mato Grosso do Sul aproveita para ganhar espaço no mercado interno atendendo a demanda de consumidores dentro do país. O horizonte para a atividade no Estado traz bastante ânimo para os produtores, já que a oferta de crédito para o setor é recorde.

Somente nesta semana, o Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO aprovou mais R$ 71 milhões em projetos para a atividade. Segundo radiografia feita pelo presidente da Assumas (Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores), Alessandro Boigues, desde o ano passado o setor conta com maior volume de capital para investimentos. “Cresceu bastante desde 2019, a previsão é que essa alta se mantenha até 2022. Temos muito projetos de expansão e melhoria das plantas”, disse.

Boigues ainda explica que a maior parte da produção é destinada ao mercado interno. “O consumo está muito bom e, com isso, a proteína acaba ficando por aqui para atender a nossa demanda”.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Assumas ainda dá detalhes de como funciona a geografia de investimentos e produção dentro de MS. “Nossa produção está dividas em duas grandes plantas de abate e produção, uma no norte do Estado em São Gabriel do Oeste, e a outra em Dourados, as indústrias. Entretanto, hoje, os maiores investimentos estão sendo realizados em Jateí, Glória de Dourados, Itaporã e na cidade de Rio Verde”, detalha.

A suinocultura do Estado cresceu 54,3% entre 2014 e 2020, de acordo com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). O índice está muito acima da média nacional, de 29,2%. Segundo o titular da Semagro, Jaime Verruck, neste ano, o FCO já destinou mais de R$ 200 milhões para o setor no Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande