RÁDIOS
Campo Grande, 20 de abril

Confira a exposição “Eu Ouvi, Eu Li, Eu Vi…” no Centro Cultural

Grupo de pesquisa idealizador do projeto Ibirocai é formado, em sua maioria, por professores de arte que sonharam um dia com sua primeira publicação literária

Por Redação
26/09/2017 • 09h22
Compartilhar

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, inaugura na quarta-feira (27), às 19h, a exposição “Ibirocai – Eu Ouvi, Eu Li, Eu Vi…” dos artistas visuais Israel Zayed e Leonn Gondin. A mostra, que ficará aberta ao público na sala Ignês Corrêa da Costa, é gratuita.

A exposição propõe um passeio ilustrado através de esculturas exclusivas, fotografias e ilustrações apresentadas no livro “Ibirocai – Contos Ilustrados”, que aborda a Cultura Popular de Campo Grande, com enfoque em elementos da Cidade Morena. O evento contará ainda com contação de histórias e degustação da culinária regional ao som de um bom Chamamé.

Contos, histórias, causos e lendas de Campo Grande serviram como evidência ou alimento para os trabalhos, entrelaçando o passado e presente por meio de instrumentos que utilizam luz, linhas, cores, materialidade, formas e sentidos, assim como os personagens imaginários, vão compondo obras que buscam demonstrar a cultura híbrida e abrangente da região.

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste caldo cultural, indígenas, paraguaios, japoneses, árabes, mineiros, portugueses, gaúchos entre tantos outros, fizeram com que os saberes e patrimônios, particulares e coletivos continuem presenteando Campo Grande com características tão particulares.

Significado, Ibirocai, de significação guarani “águas que rolam”; das águas que pela expressão popular “não movem mais moinhos”, mas abrem caminhos para novos tempos; de outrora, hoje e amanhã; da vida que anseia mudança; da herança, cultura e tradição; da modernidade e da evolução; e o florescer da cidade de Campo Grande as margens dos rios Prosa e Segredo.

O grupo de pesquisa idealizador do projeto Ibirocai é formado, em sua maioria, por professores de arte que sonharam um dia com sua primeira publicação literária. Leonnardo Vieira, de nome artístico Leonn Gondin, é o organizador e proponente do projeto financiado pelo Fundo Municipal de Investimento Culturais (FMIC).

Natural de Barra do Garças (MT), é professor de Artes Visuais é formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e desde cedo mostrou ter domínio sobre as artes. Desponta como artista regional trazendo consigo uma bagagem de exposições e premiações. Em suas mãos também estiveram as contribuições ilustrativas do livro, junto a outros profissionais.

A exposição estará aberta à visitação de terça a sábado, até meados do mês de outubro. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453, Centro.

(Informações do Centro Cultural José Octávio Guizzo)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande