RÁDIOS
Campo Grande, 16 de abril

Defesa Civil emite alerta para casos de incêndio

Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (12)

Por Giovanna Dauzacker
14/09/2019 • 07h00
Compartilhar

Os focos de incêndio em áreas rurais de Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Corumbá, Ladário, Bonito, Miranda, Porto Murtinho e Bodoquena, fizeram o Governo de Mato Grosso do Sul decretar Situação de Emergência nesta semana. 
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (12), visa garantir recursos e apoio federal, além de uma resposta de urgência ao controle dos incêndios florestais em áreas preservadas. 

De acordo com uma estimativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mais de 1 milhão de hectares foram queimados entre agosto e setembro deste ano, sendo o Pantanal e Serra da Bodoquena as regiões mais afetadas. 

De acordo com dados do Programa Queimadas, o número de focos no Pantanal de 1º de janeiro a 11 de setembro é 334% maior que o registrado no mesmo período em 2018, e 43,6% acima da média registrada nos mesmos dias dos últimos 21 anos.

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, Fábio Catarinelli, a situação é crítica. “Não há previsão de chuva, é uma situação que não está estabilizada e há uma tendência de agravamento”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande