RÁDIOS
Campo Grande, 28 de março

Deputados abrem caminho para privatização do saneamento

Aprovação de projeto ocorre na penúltima semana de trabalho do Congresso Nacional neste ano

Por Márcia Paravizzi
14/12/2019 • 08h51
Compartilhar

Na penúltima semana de trabalho do Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados aprovou  o texto base do novo Marco Legal do Saneamento Básico, que abre caminho para a privatização da exploração dos serviços de água e esgoto nas cidades brasileiras. A prática não é proibida hoje, mas terá as regras simplificadas se a lei entrar em vigor. A proposta define metas até 31 de dezembro de 2033, como a água potável que  deverá chegar a 99% da população e  a coleta e  tratamento de esgoto que  deverão chegar a 90% da população.

Para a oposição, a privatização da água vai diminuir a qualidade do serviço e aumentar o preço. Já os governistas defenderam a necessidade de modernizar a legislação para possibilitar que o saneamento básico chegue a mais brasileiros - segundo eles, cerca de 100 milhões de pessoas não teriam acesso ao serviço.

O ponto mais polêmico do texto é o que torna obrigatória a licitação do serviço de saneamento com concorrência entre empresas privadas e estatais. Hoje, gestores podem optar por firmar contratos direto com as estatais, sem licitação: os chamados contratos de programa.

O governo divulgou, no início do ano, que as novas regras do saneamento básico podem gerar R$ 500 bilhões em investimentos e até 700 mil empregos ao longo de 14 anos. O texto terá de voltar ao Senado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande