RÁDIOS
Campo Grande, 26 de abril

Dourados recebe nota A em capacidade fiscal

Nota avaliza município a buscar empréstimos junto a União

Por Rosana Siqueira
30/04/2021 • 09h30
Compartilhar


O prefeito Alan Guedes comemorou ontem (29) a nota A de Dourados na Capag (Capacidade de Pagamento), realizada pelo Tesouro Nacional. Antes, a Prefeitura era classificada com nota C desde 2018, porém, em apenas um trimestre, a situação foi revertida e, agora, Dourados passa a ter mais credibilidade no mercado.

A análise leva em consideração os indicadores Endividamento, Poupança Corrente e Liquidez. Em linhas gerais, é como se a cidade tivesse saído do "Serasa" das prefeituras. A partir do estudo da receita e despesa corrente, a CAPAG é responsável por avalizar a situação fiscal dos Estados e Municípios que pleiteiam contrair empréstimos com a garantia da União.

Seguindo o diagnóstico, é possível mensurar se a realização de uma operação de crédito representa algum risco para os cofres públicos. Com a nota A, Dourados pode pedir o apoio da União para avalizar empréstimos para investimentos em áreas cruciais como: infraestrutura e modernização. Com esta nova avaliação, Dourados passa a integrar um seleto grupo de municípios brasileiros, cerca de 13% do total, com nota A.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande