RÁDIOS
Campo Grande, 28 de março

"É hora de reforçar o conhecimento", avalia professor

Diretor Pedagógico do Grupo Nota 10 deu dicas para quem vai enfrentar o ENEM

Por Redação
17/09/2019 • 14h15
Compartilhar

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Apesar das turbulências, o Ministério da Educação (MEC) garantiu o cronograma do Enem e a realização das provas e anunciou algumas mudanças para esta edição. 

Mudanças
O Inep anunciou algumas mudanças nas provas deste ano para diminuir o custo de realização do exame. A forma de identificação biométrica foi alterada e a digital será colhida pelo fiscal de prova com uma esponja.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Institucionais Anísio Teixeira (Inep), as alterações dizem respeito, principalmente, à aplicação da prova. Nesta edição, até mesmo os lanches serão revistados para evitar cola. Além disso, informa o presidente do órgão, Alexandre Lopes, caso o celular do aluno toque dentro da sala, o candidato será desclassificado. “Antigamente dependia do fiscal de prova, agora não. Mesmo que o aparelho esteja na mesa, lá na frente”, alerta Lopes.

CBN: BANNER CTC MARÇO 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste ano, a coleta de digital também será diferente. O Inep informou que, ao invés de usar uma lâmina de grafite individual, o fiscal de prova usará uma pequena esponja que pode ser usada mais de 3 mil vezes. Em relação à estrutura da prova, não haverá mudanças no número de questões, mas as folhas para rascunho serão retiradas. Para que os alunos não fiquem sem espaço para fazer anotações, haverá espaços no fim dos cadernos para fazer cálculos e esboçar a redação.

A prova
O exame conta com quatro provas objetivas, com 45 questões cada. Os assuntos são: linguagens, códigos, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Além disso, a prova conta com uma redação, de no máximo 30 linhas, com texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. 

Com as notas do Enem deste ano, os participantes poderão ingressar em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conseguir bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiar o curso no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Provas do Enem 2019
As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. Os participantes deverão chegar até as 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. 

A distribuição das provas está mantida.

Dia 3/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas

Dia 10/11: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza

Gabarito
Os gabaritos oficiais do Enem 2019 serão divulgados no dia 13 de novembro. O resultado será divulgado em janeiro de 2020 para os estudantes que terminaram o ensino médio. Os participantes que não irão concluir o ensino médio em 2019 terão acesso às notas apenas em março de 2020. 

Em março também serão divulgados os espelhos da redação do Enem 2019.

Perfil dos Inscritos
A maioria dos inscritos do Enem do ano anterior já havia concluído o Ensino Médio. Esse grupo de participantes representou 58,6% do total.

Os concluintes em 2018 representaram 29,7% dos inscritos e aqueles que irão concluir o Ensino Médio depois de 2018 representam 10,6% do total. Apenas 0,9% não estava cursando e não havia concluído o Ensino Médio.

As mulheres continuaram sendo a maioria: 59,1% das inscrições confirmadas eram do sexo feminino. Os participantes do sexo masculino representaram 40,9%.
O Diretor Pedagógico do Grupo Nota 10, Higor Tosta foi o entrevistado do CBN Campo Grande desta terça feira, 17. Acompanhe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande