Você está em Campo Grande
Confirmar minha CidadeA votação aconteceu neste sábado, 16, na sede da Federação da Agricultura de Pecuária de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Dos 69 sindicatos rurais do estado agregados a entidade, 66 representados por delegados compareceram para votação. Desse total, 52 votos foram para a Chapa 2 do atual presidente Maurício Koji Saito, 12 votos para a Chapa 1 encabeçada pela candidata Terezinha de Souza Candido Silva e dois votos impugnados e outros três não compareceram.
Saito assume a entidade por mais três anos, de 2018 a 2021 e, de acordo com o estatuto, não pode concorrer na próxima eleição por cumprir dois mandatos consecutivos.
A diretoria eleita terá como vice-presidente, Luis Alberto Moraes Novaes; como diretor secretário, Frederico Stella; e como diretor-tesoureiro, Marcelo Bertoni.
Mauricio Saito é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduado em Administração de Empresas Agrárias pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Possui ainda MBA em Gestão Empresarial pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE), da Fundação Getúlio Vargas. Produtor rural desde 1996, com atividades em Mato Grosso do Sul, é conselheiro da Fundação MS e foi aluno da primeira turma do curso Líder MS, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), em 2003. Foi presidente do Sindicato Rural de Itaporã por duas gestões – de 2002 a 2005 e de 2008 a 2011 –, foi presidente da Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju (Coopsema), de 2008 a 2010, e presidiu a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) de janeiro de 2014 a agosto de 2015. Eleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), assumiu a gestão da entidade em agosto de 2015. Entre 2016 e 2017 foi, também, conselheiro do Condel/Sudeco (Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Centro-Oeste), autarquia que gerencia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). No cargo, representou o setor produtivo e empresarial do Centro-Oeste do Comércio, Indústria e Agropecuária.