RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Veja como Associação conseguiu recolher 90 toneladas de lixo eletrônico na capital

A Associação Recicle, responsável pelo material recolhido, está operando em Campo Grande há 8 meses

Por Isabelly Melo
05/06/2019 • 11h30
Compartilhar

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que até 2021 serão descartados 52,2 milhões de toneladas de lixo em todo o mundo. E segundo um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza, divulgado em março deste ano, somente o Brasil produz 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. É como se cada brasileiro produzisse 1kg de lixo plástico por semana. O que torna o nosso país o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo.

Ainda segundo o Fundo Mundial para a Natureza 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, e outros 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários. O Brasil é um dos países com a menor taxa de reciclagem, 1,2%. Enquanto a média mundial é de 9%.

E aqui em Campo Grande existem pontos de coleta seletiva, que destinam vários tipos de lixo corretamente. A Solurb, em parceria com a prefeitura possui três ecopontos; no Panamá, no Noroeste e no Nova Lima. Esses locais atendem gratuitamente toda a população recebendo resíduos residenciais de segunda a sábado, das 8h às 18h.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E aqui na capital também existe a Associação Recicle, que recolhe lixos eletrônicos de Campo Grande há 8 meses. Segundo um dos responsáveis pela Associação, Carlos Lhamas, todo o lixo eletrônico levado até a Recicle é separado e destinado aos seus devidos fins.

Segundo Carlos, os metais reciclados têm as mesmas propriedades dos metais novos, mas são mais baratos. E as empresas fins não são de Campo Grande, a maioria é de São Paulo, por conta das licenças necessárias para a atuação nesse ramo.

E para manter os custos da Associação, a Recicle concerta alguns aparelhos eletrônicos que são doados, e vendem esses produtos por um preço abaixo do mercado. Uma parte do dinheiro é destinado aos custos da associação, e outra parte é doada para quem precisa.

A recicle está localizada no bairro Rita Vieira, Rua Vera Cruz, nº 542. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h da tarde. E aos sábados pela manhã, e a tarde o pessoal da Recicle vai até locais predestinados recolher lixos eletrônicos.

E você também ajudar levando até a Recicle carregadores de celular, notebook, geladeiras antigas, televisão, controle remoto, enfim, tudo que você não utiliza mais e conduz energia, deve ser destinado corretamente. Para mais informações acesse o nosso site cbncampogrande.com.br ou entre em contato pelo telefone 3341-3595.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande