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Campo Grande, 25 de abril

Energisa e jornalistas sul-mato-grossenses discutem setor elétrico

Didático e esclarecedor, do planejamento para as ruas da cidade

Por Redação
16/12/2019 • 06h42
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Entender o setor elétrico é um desafio e tanto para muitos profissionais da comunicação, afinal, a área é extremamente técnica e vem acompanhada de uma linguagem complexa para a população.

Para esclarecer as principais dúvidas daqueles que trabalham com a informação, os jornalistas, a Energisa realizou um Workshop na noite desta sexta-feira (13), no Espaço Energia. 

O impacto dos impostos e da bandeira tarifária na fatura de energia, o planejamento da área de operação para atendimento no período chuvoso, a importância da área regulatória, que normatiza o setor elétrico foram alguns dos assuntos tratados.  

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“Sabemos da dificuldade de entendimento sobre o setor elétrico, por isso essa ação junto aos jornalistas é essencial, pois são eles que ajudam a interpretar o posicionamento da empresa e levar para o grande público a informação de maneira simples, clara e objetiva. Estamos sempre à disposição desses profissionais para esclarecer todas as dúvidas”, reforçou Marcelo Vinhaes, diretor presidente da Energisa.

Durante o Workshop, Vinhaes falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Grupo Energisa em âmbito nacional, os investimentos feitos no estado e o planejamento para o próximo ano. “Em 2020, a Energisa vai investir mais de R$ 11 milhões em Projetos de Eficiência Energética”, anunciou. 

O Workshop foi dividido em temas, que dentro da Energisa funcionam como setores distintos. Helier Eurico Fioravante, Gerente Comercial, aproveitou a oportunidade para sensibilizar os jornalistas sobre a economia de energia. "Atitudes corretas fazem toda a diferença e o mau uso dos equipamentos elétricos como geladeira, chuveiro elétrico e lâmpadas, refletem de modo absurdo no valor final da conta de luz. A mudança de hábito é fundamental”, reforçou.

Thiago Kussano, Gerente de Operações, falou sobre os principais desafios da operação do sistema elétrico do estado, sobre a logística de atendimento, plano de manutenção, plano de contingência, estrutura, equipe e de rede de distribuição para atendimento aos clientes. "São muitas dúvidas sobre quais  serviços a Energisa realiza, o que é atribuição da empresa ou não, como no caso da iluminação pública. O evento é importante para mostrar os desafios de atendimento aos clientes, visto que Mato Grosso do Sul é muito afetado pelas condições climáticas, a exemplo das descargas atmosféricas, principalmente nessa época do ano”, explicou. 

“As pessoas tem uma compreensão equivocada de que as distribuidoras tem uma liberdade para definir o preço a ser cobrado na fatura de energia, quando na verdade são submetidas a prestar um serviço público, que está integralmente regulado pela Aneel”, esclareceu Felipe Tenório, gerente da área de Regulação.  

Além disso, ensinou como é composta a tarifa de energia que o consumidor paga, pontuando que os maiores ofensores de aumento de custo das tarifas são encargos setoriais e custo de geração de energia, pois os reservatórios das usinas estão cada vez mais baixos. 

Para Bruna Mendes, apresentadora do MSTV 1ª Edição, da TV Morena, filial da Globo, foi um evento que traduziu a linguagem técnica. “Esse encontro foi muito importante. Nós, como veículos de comunicação, ponte de informação, temos a obrigação de entender um pouco melhor sobre esses assuntos para levar com credibilidade a informação ao nosso telespectador. E já partiu daqui a nossa sugestão para o ano que vem, de conhecer os departamentos da sede e estar ainda mais por dentro de tudo”, ressaltou. 

“Eventos como este são fundamentais para que possamos abordar o tema com propriedade.  Receber informações sobre a empresa, de maneira clara e didática, nos dá respaldo e condição de compreender o assunto para transmiti-lo à população”, ressaltou Otávio Netto, da Rádio CBN. 

A jornalista Liziane Berrocal, do portal A Onça, compartilha da mesma opinião. “Muitas pessoas têm dúvidas sobre a questão tarifária de energia. O mais importante foi ter o conhecimento da tarifa social, que muitas pessoas podem mas ainda não usufruem. Tirei muitas dúvidas e em especial tomei conhecimento sobre os projetos que a Energisa tem para auxiliar famílias de baixa renda. Vou levar para a minha casa e também para todos os meus canais de comunicação”, finalizou.

 

 

*Com informações da Assessoria

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