Rádios On-line
CIêNCIA

Energisa MS leva projeto multitoque para 71º Reunião da SBPC

A abertura oficial do evento aconteceu no domingo, no Teatro Glauce Rocha

24 JUL 2019 - 13h:53Por Redação/CBN

O evento, que já bateu recorde de inscritos com 20 mil participantes apresenta como tema central “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Na programação, serão mais de 250 atividades durante a semana envolvendo pesquisadores e cientistas conceituados.

O Grupo Energisa leva para dentro da universidade as Unidades Móveis “Nossa Energia” e “Espaço Energia”, que com projeção interativa e tela multitoque permite às pessoas que se comuniquem apenas com gestos à distância. O objetivo dos veículos é compartilhar conhecimento sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica por meio das demonstrações, experimentos físicos e filmes educativos. As Unidades Móveis fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso do Sul, que segue as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da empresa, também são elaborados de forma estratégica para potencializar os benefícios para a sociedade e o setor elétrico. Neste contexto, o programa de P&D atua em parceria com empresas públicas e privadas, startups, universidades e instituições de ciência e tecnologia promovendo a rápida inserção da solução no mercado.

“Estamos de olho no futuro. O setor elétrico é um negócio que se estrutura em meio às mudanças. Na área da Ciência e Tecnologia vemos também grandes desafios, e nós da Energisa, temos a responsabilidade de contribuir com as novas gerações para a transformação do nosso país. Acreditamos no intercâmbio de informações e oportunidades que a SBPC proporciona e no potencial dos novos cientistas para que continuem suas pesquisas com projetos voltados ao desenvolvimento sustentável. Gostaria também de parabenizar o magnífico reitor da UFMS, Marcelo Turine e toda equipe da universidade pelo evento. Sem dúvida um marco para Mato Grosso do Sul”, afirmou o diretor-presidente da EMS, Marcelo Vinhaes.

Os Projetos “Projeto Pantanal” e “RELIG - Sistema de Corte e Religa Remotos para Unidades Consumidoras Pulverizadas”, ambos da concessionária, caminham em pleno desenvolvimento. O Projeto Pantanal estuda as tecnologias de armazenamento de energia e de soluções para a operação e manutenção do sistema. Foram instalados 23 sistemas fotovoltáicos que irão proporcionar a universalização do acesso à energia, aumentando a qualidade de vida para diversas famílias ribeirinhas e fomento à sustentabilidade. Atualmente, 22 dos 23 sistemas já estão instalados, sendo que 17 já se encontram em operação.

Já o sistema RELIG, que está em fase de desenvolvimento com a UFMS e a empresa ENG, tem como objetivo otimizar a operação do serviço de corte e religa da energia elétrica pelas equipes de campo por meio de um aplicativo para smartphone. A expectativa é que esta ferramenta seja concluída em 2019 para posterior execução do projeto piloto, em 2020.

A programação científica da 71ª Reunião Anual da SBPC pode ser conferida neste link: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/wp-content/uploads/2019/04/programa71RA.pdf

 

Com informações da Assessoria

Deixe seu Comentário

Rádio CBN CG

Ver Todos os Vídeos