RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

“Esperamos que haja combate mais efetivo à crimes no campo”, diz presidente do Sindicato Rural

Estado criou, nesta quarta-feira (28), a Delegacia especializada no combate à crimes rurais

Por Giovanna Dauzacker
28/04/2021 • 17h36
Compartilhar

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul vão poder contar agora com uma delegacia especializada para combate de crimes rurais e abigeato. O anúncio da criação da Deleagro foi publicado no diário oficial desta quarta-feira (28).

Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, a unidade pode contribuir com a efetividade da segurança no campo e na solução dos crimes. “A gente espera que realmente haja um combate mais efetivo, e que a delegacia atue mais fortemente nas áreas rurais. Hoje o proprietário rural é totalmente vulnerável no campo”, ressalta.

Foram contabilizados 59 crimes de abigeato somente no primeiro trimestre deste ano em Mato Grosso do Sul. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no mesmo período de 2020, o número era ainda maior, ocorreram 70 roubos de gado. Ao todo, foram 339 durante todo o ano passado.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O produtor rural Caio Denari foi uma das vítimas de crimes rurais. Ele conta que na região onde vive, no município de Sidrolândia, furto de animais e de objetos do campo são comuns. “Roubam de quatro a seis cabeças de gado por ano. Muitas vezes, eles entram armados na fazenda. Eles roubam de tudo, você não consegue viver sossegado não”, explica.

O proprietário explica ainda que em razão da extensão rural, os policiais não conseguiam capturar os suspeitos. “É difícil a polícia entrar em 50 mil ha e pegar o pessoal que rouba”, pontua.

A Deleagro ficará responsável por investigar e reprimir esses tipos de crime, além de subtrações de insumos, defensivos e maquinários agrícolas e deverá mapear as extradas e propriedades rurais para análise criminal e formulação de políticas eficazes no combate aos furtos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande