RÁDIOS
Campo Grande, 18 de abril

Estrangeiros recebem curso de graça

Curso teve início em 2017 na capital

Por Ingrid Rocha
09/11/2019 • 08h30
Compartilhar

O projeto UEMS Acolhe oferece gratuitamente curso de português para estrangeiros. São mais de 20 nacionalidades sendo atendidas em três polos em Campo Grande.  A assistente social Esther Barrios, é da Venezuela e veio para o Brasil há oito meses por causa da crise em seu país. 

Esther explicou que as aulas ajudam na profissão dela “É uma oportunidade para a gente ter relacionamento com outras pessoas, aprender a língua e também ajuda na minha profissão.”

Abdulkareem Ghaleb nasceu no Iêmen e há um ano e seis meses se mudou para o Brasil, fugindo da guerra. Atualmente ele trabalha como motorista de aplicativo na capital e destacou que nas aulas tira dúvidas sobre o que escuta na rua. “Às vezes tem alguma palavra que eu escuto e eu tiro a dúvida perguntando à minha professora ”, disse o iemenita.
realidade

CBN: BANNER 02 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS PARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número de registros concedidos para estrangeiros no Brasil triplicou em 2019. De acordo com dados da Polícia Federal, foram concedidos 206 registros em 2017 e 152 em 2018. Já em 2019 foram 698.

O projeto é uma das ações do pós-doutorado do professor João Fábio Silva. Há dois anos e meio no projeto, a assistente social Raquel Camargo explicou que além de acolhimento linguístico, ainda tem a parte Social. 

“Nós fazemos o acolhimento social, às vezes, emocional, ajuda humanitária de modo geral. Mas eles precisam e sempre relatam sobre o acolhimento linguístico, que é o fato deles saberem pronunciar e falar o que desejam”, explicou Raquel Camargo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande