RÁDIOS
Campo Grande, 28 de março

Estudo aponta Campo Grande como uma das melhores cidades para se viver

Campo Grande ficou em sétima lugar no ranking entre as melhores capitais do país para se morar, revela estudo

Por Loraine França
13/02/2021 • 09h10
Compartilhar

Estudo desenvolvido Pela Macroplan coloca Campo Grande como o melhor município da região Centro-Oeste para se viver. O levantamento DGM 2021 (Desafios da Gestão Municipal), analisa indicadores do país, classificando os 100 municípios com a maior qualidade de vida.

No ranking geral, a capital de Mato Grosso do Sul aparece em 36ª posição e, em 7º lugar, entre as capitais. No topo da lista está Curitiba (PR). Em seguida, Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Palmas (TO). As capitais com as avaliações mais baixas de qualidade de vida são Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO), Maceió (AL) e Manaus (AM).

Entre as quatro áreas pesquisadas, a capital sul-mato-grossense apresenta seu melhor resultado em Saneamento e Sustentabilidade (32ª posição). Na sequência estão Saúde (34ª), Segurança (43ª) e Educação (44ª). 

CBN: BANNER CTC MARÇO 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos dez anos houve melhora em sua posição em três áreas, que são Saúde, Segurança e Saneamento, respectivamente. A área da Educação é a única que apresenta perda de posição no ranking, com queda de  seis pontos. 

De acordo com a coordenadora de projeto especiais da Prefeitura de Campo Grande, Catiana Sabadin, entre as principais melhorias feitas nos últimos anos na capital estão desfavelamento, arborização, obras no centro da cidade e saneamento. “Mais de 99% de cobertura de água potável e uma nova coleta de lixo que abrange a cidade toda. Foram grandes avanços na área de saneamento ambiental que melhoraram os indicadores”, explica. 

Entre as propostas que pretendem trazer mais qualidade de vida aos campo-grandenses, segundo Catiana, estão projetos ao ar livre, que consideram a busca das pessoas por locais mais abertos. 

“Um é a requalificação do corredor gastronômico da Bom Pastor que começa no segundo semestre. Além do centro da cidade, que continua recebendo obras e mais arborização”.

Comparativo

Quando os dados são analisados em comparação com municípios de população próxima a de Campo Grande, a capital também se destaca em alguns aspectos. Em relação à Cuiabá, por exemplo, que também está na região Centro-Oeste, a capital de Mato Grosso do Sul apresenta a melhor posição no ranking da Segurança e no Saneamento. Já no quesito Saúde, fica logo depois da capital do estado vizinho. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande