RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Exportações brasileiras têm crescimento aponta relatório da OMC

O Brasil ampliou seu percentual de participação nas exportações mundiais em 2017

Por Éder Campos
08/05/2018 • 10h07
Compartilhar

Relatório intitulado “Perspectiva Comercial e Estatística”, divulgado recente pela Organização Mundial do Comércio (OMC) revela que o Brasil avançou na sua participação no mercado internacional.

De acordo com os dados apresentados pela OMC o comércio mundial apresentou o maior crescimento em volume em seis anos, ao registrar ano passado expansão de 4,7%. Em valor, as exportações mundiais aumentaram 10,6%.

O Brasil teve aumento acima da média mundial. Em valores, as exportações cresceram 17,5 % em 2017, depois de cinco anos de quedas consecutivas. O resultado levou à ampliação da participação brasileira nas vendas mundiais para 1,23% do total – contra 1,16% em 2016. Esse índice do ano passado é o maior desde 2013, quando alcançou 1,28%.

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O crescimento das vendas brasileiras ao exterior, no período, foi o 6º mais expressivo entre os trinta maiores exportadores, ficando à frente de países como Estados Unidos, China, Alemanha, México e Índia.

Para o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, o bom resultado do Brasil reflete “o crescimento da demanda mundial, que aqueceu o apetite por produtos nos quais o Brasil é competitivo”. O secretário também atribuiu o resultado a outros fatores como a safra agrícola recorde, o crescimento da produção de petróleo e o desempenho favorável das exportações de bens manufaturados, como do setor automotivo.

Em 2017, a indústria brasileira bateu recorde histórico ao exportar 791 mil automóveis e veículos de cargas para 83 países diferentes. Um crescimento de 40% em relação a 2016, com destaque para os países com os quais o Brasil firmou acordos automotivos como Argentina (com aumento de 43% frente a 2016); México (+70%); Chile (+98%); Uruguai (+59%); e Colômbia (+50%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande