RÁDIOS
Campo Grande, 18 de março

Falta de professores leva estudantes à Assembleia

Grupo pediu apoio a deputados para abertura de concurso pela universidade

Por Ronie Cruz
19/05/2018 • 08h57
Compartilhar

Acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul (Uems) estão paralisados deste a última quarta-feira (16) contra a falta de professores no campus de Campo Grande e pedem a realização imediata de concurso público. Na quinta-feira (17), eles organizaram um protesto na Assembleia Legislativa para pedir apoio aos parlamentares.

O acadêmico de Artes Cênicas, Robson Marques, que representou os estudantes nas negociações com os parlamentares, disse que recentemente acadêmicos de Medicina protestaram pelo mesmo motivo e conseguiram a abertura de concurso para dez vagas. “O acordo com a pró-reitoria de  ensino foi um concurso para todos os cursos num total de 55 vagas. Mas abriram somente dez vagas”, apontou.

Após a mobilização no plenário, os deputados Amarildo Cruz (PT) e Paulo Siufi (MDB) se reuniram com estudantes. Siufi disse que os parlamentares vão abrir espaço na tribuna para que os estudantes debatam o problema já na próxima semana. 

CBN: BANNER CTC MARÇO 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Robson lamentou que a falta de professores na Uems prejudique, por exemplo, a pesquisa científica na universidade. “A universidade pública tem o tripé ensino, pesquisa e extensão e supre com os professores contratados do ensino, mas a pesquisa e a extensão ficam de fora. E são elas que garantem que a universidade esteja dentro dos rankings. E sem pesquisa isso não ocorre”, pontuou.

A paralisação dos estudantes ocorre por tempo indeterminado. Segundo líderes do movimento, apenas as atividades extracurriculares funcionam normalmente no campus de Campo Grande. Esta é a segunda vez que os estudantes paralisam neste mês para reivindicar mais professores no câmpus. 

Na semana passada, o reitor da Uems, Fabio Edir dos Santos, reuniu-se com estudantes para debater a demanda após outra mobilização. Na ocasião, a universidade afirmou por meio de nota que abrirá novo concurso ainda neste ano, permitindo que os docentes tomem posse no início do ano letivo de 2019.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande